quinta-feira, 4 de março de 2010

O Assunto é royalties: Congresso vota emenda no próximo dia 10 que pode prejudicar municípios do Estado do Rio

Deputado Sabino defende royalties dos municípios Fluminenses.




Em pronunciamento na assembléia legislativa do Rio de Janeiro, o deputado estadual Alcebíades Sabino dos Santos, manifestou a sua insatisfação com a falta de apoio do Governador Sérgio Cabral e do prefeito da cidade do Rio de Janeiro, Eduardo Paes,na luta dos municípios para derrubar a emenda do deputado Ibsen Pinheiro que visa uma nova distribuição dos royalties, fazendo assim com que o estado do Rio  perca bilhões de reais que são seus de direito.

Sabino também enalteceu a luta dos prefeitos fluminense e reinvidicou a participação da ALERJ e das autoridades do estado, na manifestação organizada pela presidente da organização dos municípios produtores de petroléo e também prefeita de Campos dos Goytacazes Rosinha Mateus, que acontecerá no dia 4 de março em Campos. O Movimento em tom de protesto visa alertar a população com relação aos prejuízos que os municípios terão, caso a emenda seja aprovada.

Veja o vídeo do pronunciamento de Sabino no link abaixo:





Prefeito Carlos Augusto se reúne com prefeitos de outros municípios para unir forças em favor dos royalties e cobrar apoio do Governador Sérgio Cabral.


  O prefeito de Rio das Ostras, Carlos Augusto Balthazar, junto a outros chefes de executivo da região produtora de petróleo da Bacia de Campos participam nesta quarta-feira,3, de uma reunião, às 15h, no Palácio Guanabara, com o governador Sérgio Cabral. Os prefeitos vão pedir apoio do Estado à mobilização das cidades que terão perda 90% da receita de royalties com a aprovação da emenda do deputado Ibsen Pinheiro – que propõe a redivisão dos royalties do petróleo por todos os municípios do Brasil.

Rio das Ostras perderia mais de R$ 230 milhões por ano. “... estamos unidos para tentar reverter esse quadro, que será de caos para nossa cidade e região – todos os serviços públicos serão afetados, como saúde, educação, além da geração de empregos”, afirmou Carlos Augusto. A emenda será votada no próximo dia 10, na Câmara Federal.

O chefe do executivo de Rio das Ostras e os outros prefeitos integrantes da Ompetro (Organização dos municípios Produtores de Petróleo da Bacia de Campos) vão debater com o governador estratégias conjuntas para enfrentar a situação e mobilizar toda a população das cidades afetadas pela grande perda dessa receita.




 Apresentação Pública - O município de Rio das Ostras vai promover na próxima sexta-feira, dia 5, uma apresentação pública, mostrando à comunidade a gravidade do problema das cidades com a perda dos royalties. A apresentação vai reunir todos os prefeitos da região e Rio das Ostras conta com o apoio de toda a sociedade civil organizada para reforçar o movimento.

União – Antes do encontro com o Governo do Estado, Carlos Augusto também participou, na terça-feira, 2 de março,em Macaé, de uma reunião com os prefeitos para discutir a mobilização das cidades e apresentar o cenário de grandes perdas com a chamada emenda Ibsen. Além do prefeito de Rio das Ostras, participaram os prefeitos Riverton Mussi, de Macaé, Armando Carneiro, de Quissamã, Antônio Marcos Machado, de Casimiro de Abreu, Mirinho Braga, de Búzios, Marquinho Mendes, de Cabo Frio, Amaro Fernandes ,de Carapebus, e representantes dos governos de Campos e de São João da Barra.


 Rio das Ostras comemora Dia Internacional da Mulher



 Em comemoração ao Dia Internacional da Mulher, festejado na próxima segunda-feira, dia 8, a Secretaria de Saúde de Rio das Ostras organizou uma série de palestras nas unidades com o tema “Vulnerabilidades na Saúde da Mulher e Violência Doméstica”.


 As palestras são abertas ao público e acontecerão nos postos de saúde. Os encontros serão organizados pelos profissionais da área e assistentes sociais que abordarão temas ligados à mulher como planejamento familiar, gravidez de risco, a importância do acompanhamento da saúde feminina e também questões sociais como mercado de trabalho e violência.

O Programa Municipal de Saúde da Mulher de Rio das Ostras tem como objetivo geral a atenção integral à saúde da mulher em suas diferentes fases biológicas, visando a promoção da saúde da população feminina, o controle de patologias mais prevalentes nesse grupo e a garantia do direito à saúde, de acordo com a Política Nacional de Atenção à Saúde da Mulher. No ano passado, o programa atendeu mais de 20 mil mulheres em todo município.


 A seguir, a programação das palestras:


 Dia 9 – 9h e 14h – Unidade de Saúde da Família do Loteamento Praia Âncora

14h – Posto de Saúde do Operário


Dia 11 – 9h e 14h - Unidade de Saúde da Família de Rocha Leão

14h – Posto de Saúde do Nova Esperança

Dia 12 – 9h - Posto de Saúde do Recanto


14h - Posto de Saúde de Nova Cidade


Dia 17 – 9h – Posto de Saúde da Boca da Barra

Nenhum comentário:

Postar um comentário