sexta-feira, 23 de setembro de 2011

Igreja Católica festeja São Miguel Arcanjo em Costa Azul

No próximo dia 29 de setembro, a comunidade de Costazul, em Rio das Ostras, comemorará com festa o dia de São Miguel Arcanjo, considerado o chefe dos exércitos celestiais e o padroeiro da Igreja Católica.

A missa solene será realizada às 19h30 na Capela de Santo Antônio e São Miguel Arcanjo (Av. Heleno Nunes, 310 – Costazul) e em seguida acontecerá o Festival de Nhoque com música ao vivo a R$ 12.
A festa de São Miguel Arcanjo é uma realização da Paróquia de São Bendito, com o apoio da Prefeitura de Rio das Ostras.

Prefeitura reúne empresários do setor de panificação para lançar
3º Festival do Pão

Empresários do setor de panificação de Rio das Ostras participam na próxima segunda-feira, dia 26, a partir das 17h, no Espaço de Eventos da Tocolândia, em Costazul, do lançamento da terceira edição do Festival do Pão. Uma realização da Prefeitura, por intermédio da Secretaria de Turismo, Indústria e Comércio. 

“Nossa intenção é incrementar e diversificar a produção de nossas padarias, aumentando a demanda, o consumo e gerando emprego e renda no município”, explica Sérgio Azevedo, assessor de Indústria e Comércio da Secretaria de Turismo.
O 3º Festival do Pão conta com a parceria do Sebrae, Firjan, Sindicato de Panificação de Niterói, São Gonçalo e Municípios, companhia Souza Cruz, Distribuidora Novamix, e a empresa local Rio das Ostras Balanças e Máquinas Ltda.

Programação – O 3º Festival do Pão terá inscrições abertas de 26 a 29 de setembro na Secretaria de Turismo, Indústria e Comércio. E as atividades serão divididas em duas fases: a primeira, de 1 a 16 de outubro, com a escolha das melhores padarias de cada região da cidade, e a segunda fase, que vai eleger o melhor pão, melhor pão salgado recheado, melhor bolo, melhor sonho e melhor mix de produtos, além da melhor padaria, de 21 a 30 de outubro.

Workshops – O Festival do Pão oferecerá oficinas de produtos de panificação para os profissionais, empresários e público em geral. As aulas acontecerão de 3 a 7, 14 e 15, 21 e 22, 28 e 29 de outubro, com apoio da Firjan.

Rio das Ostras será cidade piloto do novo inventário
 turístico do Estado

Trabalho de campo começa no início de outubro


A equipe da Diretoria de Operações da Turisrio – Companhia de Turismo do Estado do Rio de Janeiro – esteve em Rio das Ostras nesta quarta-feira, dia 21, para conversar com o secretário de Turismo, Indústria e Comércio, Alan Machado, e acertar o início do trabalho para o novo Inventário Turístico do Estado.
Rio das Ostras vai ser a cidade piloto da política de aproximação com os municípios do Interior, proposta pela Secretaria de Estado de Turismo. A Turisrio pediu que o corpo técnico da Secretaria de Rio das Ostras atualizasse os dados já coletados e, na primeira semana de outubro, estará no município para iniciar o trabalho de visita aos pontos turísticos e aos meios de hospedagem.

Nesta etapa, além de identificar e qualificar todos os dados de interesse turístico de Rio das Ostras, serão georeferenciados todos os pontos turísticos. Os técnicos da Turisrio também conversaram sobre a apresentação de projetos para obtenção de recurso e sobre o Salão Estadual de Turismo, que acontecerá em outubro no Rio de Janeiro.
O secretário Alan Machado se mostrou interessado em ajudar no trabalho. “Todo o corpo técnico e a estrutura estão à disposição do Estado para que possamos ser o primeiro município do Interior a ter o inventário turístico finalizado. Esse documento nos ajudará a ter um diagnóstico novo da cidade”, disse.

Exposição apresenta novos olhares sobre a natureza
em Rio das Ostras
Mostra é promovida pelo projeto Natureza e Arte e pode ser vista
até 17 de outubro
O projeto Natureza e Arte, do Núcleo de Educação Ambiental de Rio das Ostras, inaugura a exposição “Ecos – Um novo jeito de olhar”, de Mari Ouro, no próximo dia 23, às 14h, no hall do Parque dos Pássaros. A mostra pode ser vista até 17 de outubro e traz telas e vitrais, com técnicas de pintura a óleo e plástica, de temas vinculados às questões ambientais.

“O Pescador (tem dois amô)”, “A Felicidade é o Caminho” e “Pôr-do-sol” são algumas das telas de tintura a óleo da exposição, que traz ainda as pinturas em vitrais “Jesus” e “Vila Rica”, além de obras em grafite e argila. Por meio de paisagens e representações humanas, a mostra tem uma forte ligação com a natureza, assim como a autora.

Mari Ouro nasceu em Manaus e seu interesse pela arte de desenhar e colorir começou na infância, acompanhando sua mãe na confecção de trabalhos artesanais. Em 1983 foi morar no Rio de Janeiro, onde começou a criar com tintura a óleo e plástica (técnica em vitral). Depois, conheceu as técnicas em grafite e tintura a óleo em tela – a partir daí começou a produzir a maioria de suas obras, com preferência por paisagens compostas pela figura humana.

“Acredito que a arte é o recurso que muitas vezes utilizamos para expressar nossos sentimentos e sensibilizar as pessoas”, diz a artista, que tem graduação em Gestão Ambiental.

Serviço
Exposição “Ecos – Um novo jeito de olhar”
De 23 de setembro a 17 de outubro
De 9h às 17h
Parque dos Pássaros
Rua Petrópolis, s/no, Jardim Mariléa

Saúde é a prioridade mais votada nas reuniões do Orçamento Participativo
População pode continuar votando on line para escolher as prioridades a
serem incluídas no orçamento de 2012
Depois das 15 reuniões setoriais realizadas no primeiro semestre de 2011, a Secretaria de Planejamento apresentou as cinco prioridades mais votadas pela população nos encontros presenciais. A saúde foi a área mais solicitada com 16% da votação. Em segundo lugar, com 15%, ficaram empatadas as áreas de educação e infraestrutura que, neste caso, incluem as ações e obras de esgoto, água, drenagem e pavimentação. O item “Circulação, Transporte e Segurança” ficou em quarto lugar com 14% e a quinta prioridade mais votada, com um total de 11%, foi a questão dos investimentos em esporte e lazer.

Quem não teve a oportunidade de votar nas reuniões presenciais do Orçamento Participativo, pode escolher suas prioridades por meio do voto eletrônico no endereço http://www.riodasostras.rj.gov.br/op2011/.

De acordo com a secretária de Planejamento, Rosemarie Teixeira, a participação da população é muito importante. “As pessoas que não tiveram a oportunidade de escolher as prioridades nas reuniões nos seus setores, têm uma chance agora de fazer valer a sua cidadania votando pela internet, sem sair de casa. Essa escolha é fundamental para a criação de políticas públicas, tendo em vista que serão analisadas as prioridades de acordo com a realidade de cada localidade”, declarou.
O objetivo do Orçamento Participativo é permitir que a população exerça a cidadania de forma ampla e irrestrita, buscando sempre um melhor desenvolvimento do programa, além de trabalhar as demandas que ainda não foram atendidas na comunidade. Os moradores têm a oportunidade de indicar as prioridades a serem executadas pelo Poder Público no orçamento de 2012, de acordo com a realidade de cada setor.



Nenhum comentário:

Postar um comentário