quarta-feira, 18 de maio de 2011

Sabino solicita unidade da FAETEC para Rio das Ostras.


Em visita a sede estadual da Faetec no bairro Quintino no Rio de Janeiro, o deputado Sabino discutiu com o presidente da instituição, Celso Pansera, a implantação de unidades de escolas profissionalizantes para Rio das Ostras, Casimiro de Abreu e Tamoios.
A Faetec (Fundação de Apoio à Escola Técnica do Estado do Rio de Janeiro) oferece educação profissionalizante gratuita em diversos níveis de ensino, privilegiando a formação profissional como fator importante na formação do indivíduo e na inclusão social. Seus diversos cursos são considerados de alto nível, possibilitando aos alunos obterem emprego.Em encontro anterior com o presidente da Faetec na audiência pública promovida pela Comissão de Educação da Assembleia Legislativa do Rio (Alerj), o deputado Sabino já havia incluído a solicitação para implantação das escolas técnicas nos municípios , tendo recebido sinalização positiva do professor Celso Pansera.Durante a reunião na sede na Faetec, o deputado Sabino fez contato telefônico com o prefeito do município de Rio das Ostras, que colocou a disposição a equipe técnica da Secretaria Municipal de Ciência e Tecnologia para um encontro em Rio das Ostras com os profissionais da fundação a fim de agilizar o início dos cursos para os riostrenses antes mesmo da construção ou aluguel para instalações apropriadas pela Faetec.O presidente Celso Pansera destacou que a construção das unidades da Faetec é muito rápida, uma vez que é utilizado um sistema de módulos, e declarou: “Com o terreno, teremos brevemente uma Faetec em Rio das Ostras, afinal, a cidade está em constante crescimento e precisamos colocar nossos trabalhadores já qualificados à disposição do mercado de trabalho”, conclui Celso.
Sabino destacou a importância dessa escola profissionalizante para Rio das Ostras e toda região “Precisamos garantir o acesso ao ensino profissionalizante para os moradores. O nosso estado está recebendo grandes investimentos e vai continuar crescendo e somente com habilitação, as pessoas terão oportunidade de conseguir o tão sonhado emprego”, afirma Sabino. Nos próximos dias será agendado a visita de trabalho de Sabino acompanhado da equipe técnica da Faetec, para uma reunião com os técnicos da prefeitura para definir as medidas a serem tomadas para implantação da Faetec.

Núcleo de Atenção à Saúde do Adolescente de Rio das Ostras comemora quatro anos.


O Programa de Saúde do Adolescente, da Secretaria de Saúde de Rio das Ostras tem muito a comemorar. Na semana passada, o núcleo de atendimento de Nova Cidade do Núcleo de Atenção à Saúde do Adolescente – Nasa festejou quatro anos de implantação com uma tarde de integração entre adolescentes e equipe técnica.
Os adolescentes atendidos em Nova Cidade prepararam, especialmente para a data, uma esquete sobre sexualidade e gravidez e apresentaram para os profissionais da unidade, alguns convidados e outros jovens. “Com a linguagem própria dos adolescentes, eles mostraram o resultado do trabalho que fazemos com eles de esclarecimento e troca de informação. Foi muito importante isso”, contou Andréa Viana, gerente do Programa de Saúde do Adolescente. Em seguida, todos os profissionais envolvidos no atendimento e os jovens cantaram parabéns para o Núcleo.
Os dados estatísticos do Nasa no município são muito positivos neste último ano. O grande número de adolescentes que aderiu ao atendimento - só em 2010, foram 1736 atendimentos – e a diminuição da taxa de gravidez na adolescência nos três últimos anos são bons motivos para comemorar.
Em 2010 foram atendidas 125 gestantes, com idade entre 12 e 17 anos, e 92 grupos foram realizados. Somente nos grupos de reflexão, 844 jovens de 10 a 19 anos foram atendidos.
Apesar do trabalho ser igual, os núcleos do Nasa têm características diferentes. Em Nova Cidade, 80% dos atendimentos são de adolescentes na primeira fase, de 10 a 15 anos, e somente 20% têm de 16 a 19 anos. No Praia Âncora a situação é bastante equilibrada, 55% de adolescentes tem de 10 a 14 anos e 45% estão entre os 15 e 19 anos.
O Nasa é um serviço de saúde que atende com liberdade e sem preconceitos jovens de 10 a 19 anos, e busca incentivar condutas saudáveis de vida. São oferecidos em dois núcleos – Nova Cidade e Praia Âncora – orientação psicossocial, consultas médicas, de enfermagem e odontológicas, grupos de discussão com adolescentes, grupo de familiares, vacinas, exames e medicamentos, distribuição de preservativos, e pré-natal para adolescentes. “O Núcleo não realiza só o atendimento de Saúde. Também inclui grupos de reflexão, onde são discutidos assuntos dos jovens, sem preconceitos, e oferece suporte ao desenvolvimento da adolescência”, explica a coordenadora Andréa.
Equipe multidisciplinar - O Nasa oferece, além da consulta de saúde tradicional, um atendimento integral aos adolescentes, que participam de reuniões semanais, onde são discutidos aspectos importantes do cotidiano, como amizade, relação familiar, auto-estima, vida sexual, entre outros. Os participantes são atendidos por uma equipe multidisciplinar, formada por médico, técnico de enfermagem, enfermeira, psicóloga, técnico de higiene dental, dentista, assistente social e nutricionista.
O atendimento no Centro de Saúde de Nova Cidade acontece sempre às terças-feiras, das 14h às 17h, e no Posto de Saúde da Família do Âncora, o atendimento é feito sempre às quartas-feiras, em três turnos.
O Nasa também atende todos os núcleos de atendimento a adolescentes do município com palestras e atividades, e recebe demanda das escolas, famílias, profissionais de saúde e educação e do Abrigo Municipal. “Todos os adolescentes são acolhidos, independente de indicação. Hoje somos a referência da saúde no atendimento deste público”, diz Andréa Viana.

Veículos que fazem o transporte público municipal em Rio das Ostras serão vistoriados.


Cerca de 360 veículos que fazem o transporte público em Rio das Ostras serão vistoriados de segunda, 23, até sexta-feira, 27, pela Secretaria de Ordem Pública e Controle Urbano da Prefeitura, na Inspetoria de Transporte, no Centro. O objetivo é avaliar as condições dos carros e os principais itens de segurança para o tráfego, tais como pneus, extintor, parte elétrica, entre outros. Todos os que estiverem dentro das normas receberão um selo, que será afixado no pára-brisa, à vista dos passageiros.

Segundo o inspetor de Segmento de Transportes, Washington dos Santos, a vistoria exigirá que todos os veículos que fazem o transporte público apresentem os dois assentos diferenciados para a gratuidade, uma vez que a Secretaria de Ordem Pública solicitou aos permissionários que já se adequassem à essa exigência em benefício aos idosos, estudantes e portadores de deficiência.
Washington informa que os veículos que não passarem na vistoria serão impedidos de circular até que se adequem às exigências que garantam a segurança dos passageiros, motoristas e pedestres. “Somente receberão o selo de vistoria depois que estiverem com todos os quesitos em dia”, frisou


Rio das Ostras recebe reforço de equipamento para combate à Dengue


 Depois do reforço de 121 novos guardas sanitários para trabalhar no combate à Dengue em Rio das Ostras, a Secretaria de Saúde recebeu do Governo do Estado novos equipamentos. Desde abril, a Vigilância em Saúde conta com três novas bombas aspersoras de produto, e mais um Aero System (aparelho portátil). E na semana passada chegou ao município mais um carro fumacê que completa a frota de três veículos. A cidade é a única da região com este número de equipamentos disponíveis para o trabalho contra a Dengue.
A equipe de educação em saúde que faz o trabalho de divulgação e conscientização da população também não para. No dia 19 será realizada mais uma mobilização, desta vez em Rocha Leão, das 9h às 17h. Dia 20, o trabalho acontecerá em Cantagalo, no mesmo horário. No domingo, dia 22, a equipe participará da III Caminhada da Adoção, em Costazul, realizada pelo Grupo de Apoio à Adoção de Rio das Ostras, quando aproveitarão a concentração de pessoas para distribuir material informativo.
Além dos mutirões nos bairros, a Vigilância em Saúde vai diversificar ainda mais o trabalho. Nos próximos fins de semana (dias 21, 22, 28 e 29 de maio) os guardas sanitários vão priorizar as notificações em todo município. Todos os imóveis que estão fechados no município serão revisitados, e também os locais de notificação. “Uma vez feita a notificação, nós fazemos várias ações. Os profissionais vão ao local, verificam a existência de outros casos, eliminam todos os possíveis criadouros, dão todas as orientações aos moradores e aplicam o larvicida onde houver foco”, explicou Andrea Bellei, coordenadora da Vigilância em Saúde.
A Secretaria de Saúde trabalha diariamente no combate ao mosquito transmissor e no atendimento aos pacientes com sintomas. Todos os imóveis do município são inspecionados e vistoriados. São feitas visitas diárias dos guardas sanitários para orientação dos moradores e identificação de possíveis focos. Para controle do mosquito, há ainda utilização de pulverizadores em áreas externas, como o fumacê, e dentro das residências, onde houver necessidade, com utilização do equipamento Aero System.
Mutirão no Âncora – O trabalho de mutirão que mobilizam toda a equipe de combate ao mosquito voltará ao Praia Âncora nos dias 2 e 3 de junho. As ações serão intensificadas com a equipe de guardas sanitários reunida para percorrer todas as ruas da localidade, inspecionando as casas, aplicando o larvicida, eliminando possíveis criadouros e orientando a população.
Os profissionais da Vigilância em Saúde também visitam residências onde há notificação de moradores com sintomas de dengue. Dependendo da necessidade, haverá pulverização do inseticida dentro dos quintais das residências, além do fumacê.
O trabalho inclui ainda ações especiais de limpeza de terrenos e recolhimento de lixo, com apoio das secretarias de Serviços Públicos e de Meio Ambiente.



ESTADO TERÁ CAMPANHA SOBRE HEPATITE B e C


A Assembleia Legislativa do Rio (Alerj) aprovou nesta quarta-feira (18/05), em segunda discussão, o projeto de lei 2.242/09, que institui no estado uma campanha permanente de esclarecimento e prevenção das Hepatites tipo B e C. Os alvos são os profissionais de salões de beleza, como cabeleireiros, barbeiros, maquiadores, podólogos e manicures, e também os estúdios de tatuagem. O autor da proposta, deputado Sabino (PSC), explica que se inspirou em pesquisa realizada no estado de São Paulo pelo infectologista Roberto Focaccia. “A pesquisa avaliou esses profissionais ao longo dos anos de 2006 e 2007 e seu resultado foi surpreendente e alarmante: de cem manicures entrevistadas e que tiveram o seu sangue colhido para análise, dez tinham hepatite. Destas, oito tinham a do tipo B e duas, a do tipo C, sempre nas formas mais graves da doença”, cita. A campanha orientará os profissionais quanto à prevenção das doenças em seu ambiente de trabalho, e incluirá informações sobre riscos de contágio, esterilização de material utilizado e identificação de sintomas e, também, sobre a importância da realização de exames periódicos. O projeto será enviado ao governador Sérgio Cabral, que terá 15 dias úteis para sancionar ou vetar o texto.

Rio das Ostras tem ações de Estética e Beleza na Praça


A população de Rio das Ostras terá dias de beleza na próxima semana, nos dias 24 e 25. Numa iniciativa da Prefeitura Municipal, por meio da Secretaria de Turismo, Indústria e Comércio, será realizado o evento Estética e Beleza na Praça, com serviços gratuitos de corte, escova, análise capilar, hidratação, massagem corporal e facial, depilação facial egípcia, além de “transformações”, feitos por profissionais da área, das 14h às 20h, na Praça São Pedro, no Centro.
O Estética e Beleza na Praça é um projeto itinerante que visitará as principais praças dos bairros. O objetivo é, além de oferecer serviços gratuitos à população, difundir a importância da qualificação profissional desta mão-de-obra específica.
O evento é uma parceria da Prefeitura com o Centro Técnico Rodrigo Tavares Terapia & Estética e contará com apoio da Bio Extratus Indústria de Cosméticos, que trará a Rio das Ostras uma carreta-camarim, onde serão feitos alguns serviços.
O atendimento será feito por meio de distribuição de senhas, a partir das 14h, e as “transformações” serão sorteadas entre o público.

Grupo de Rio das Ostras comemora Semana Estadual da Adoção



O Grupo de Apoio à Adoção de Rio das Ostras – ADOTE – organizou uma ampla programação para festejar a Semana Estadual da Adoção de Crianças e Adolescentes. Caminhada, almoço, missa e exposição fotográfica mobilizarão a sociedade de Rio das Ostras em torno do tema adoção.
No próximo domingo, dia 22 de maio, acontecerá a III Caminhada da Adoção na orla da Praia de Costazul. Com concentração marcada para a esquina da Avenida Roberto Silveira com a praia, às 9h, famílias adotivas, amigos, autoridades e toda sociedade se reunirão para divulgar a adoção. A caminhada termina na Praça da Baleia com um café da manhã de confraternização.
Em seguida, a partir das 12h30 deste domingo (22), o restaurante Bartrô Bar e Bistrô promoverá a “Feijoada da Adoção”. Será destinada ao ADOTE, 30% de toda renda arrecadada com a venda de feijoadas neste domingo.
Na quarta-feira, dia 25, quando se comemora o Dia Nacional da Adoção, será realizada a Missa em Ação de Graças, na Igreja Matriz de Nossa Senhora da Conceição, no Centro, às 18h.

Exposição – Já no mês de junho, o Grupo de Apoio à Adoção de Rio das Ostras promoverá a Exposição Fotográfica “Filhos do Coração”, dos fotógrafos Cezar Fernandes e Jorge Ronald, na Casa de Cultura.
A mostra apresentará momentos de algumas famílias adotivas de Rio das Ostras e região. O vernissage acontecerá no dia 2 de junho, 19h, e a exposição ficará em cartaz até dia 30.
Também no dia 2 de junho, o ADOTE entregará o Diploma Amigo da Adoção a vários parceiros do Grupo, numa solenidade também na Casa da Cultura, a partir das 20h. “Nesta caminhada de quatro anos do Grupo, tivemos vários parceiros que foram fundamentais para o nosso trabalho. O Diploma é a maneira de dizermos ‘Muito Obrigado’ publicamente”, explicou a presidente do ADOTE, Tânia Saldanha.

No Rio de Janeiro – O Grupo de Apoio à Adoção de Rio das Ostras também participará das comemorações da Semana estadual no Rio de Janeiro.
No dia 26, às 18h30, será realizada no Plenário Barbosa Lima Sobrinho da Assembleia Legislativa do Rio (Alerj) a Sessão Solene em comemoração a Semana Estadual da Adoção.
E no domingo, dia 29, membros do ADOTE se juntarão aos outros grupos de apoio do Rio de Janeiro numa caminhada na Avenida Atlântica, marcada para as 9h.
Para realizar todas as atividades e discutir a adoção com a sociedade, o ADOTE já conta com o apoio da Prefeitura Municipal de Rio das Ostras (Secretarias de Bem-Estar Social, Turismo, Comunicação Social, e Ordem Pública), Fundação Rio das Ostras de Cultura, Frente Parlamentar em Defesa da Adoção da Criança e do Adolescente (Pró-adoção) da Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro, Pousada Latitude 22, Artmanha, O Boticário, Centro Educacional Casulo, Gráfica Poema, Imunolagos Clínica de Vacinas, Bartrô Bar e Bistrô, Rio das Ostras Convention & Visitors Bureau, Publiká, Sinal Audiotec, Pula-Pula do Junior, Laticínios Rio das Ostras, Hortifruti Rei das Frutas, ArtPhoto Studio, Faci Color Digital – Laboratório Fotográfico, Emoldurart’s de Macaé, Tendas & Companhia.


Secretaria de Turismo organiza praça de alimentação do Festival de Jazz

A Secretaria de Turismo, Indústria e Comércio convocou os proprietários de bares e restaurantes para participar da praça de alimentação do Rio das Ostras Jazz & Blues Festival. Foram chamados os estabelecimentos locais que sempre participam do evento.

O secretário de Turismo, Alan Machado, junto com o produtor musical do Festival, Stenio Mattos, fez uma apresentação da nona edição do evento, que acontecerá de 22 a 26 de junho, e ressaltou a importância da área de serviços para o sucesso do Jazz & Blues.
Ao todo, a praça de alimentação contará com oito restaurantes e sete fast-foods para atender o público. Também estão confirmadas as presenças dos artesãos da cidade, dos participantes dos projetos sociais e do Rio das Ostras Convenbtion & Visitors Bureau.
A Prefeitura de Rio das Ostras montará toda infraestrutura da área de serviços, fará a sinalização e manterá a segurança com a Guarda Municipal e seguranças contratados para o evento.
Na próxima reunião a ser marcada pela Secretaria de Turismo ficaram definidos os últimos detalhes para funcionamento como horários de trabalho e de abastecimento.


























Nenhum comentário:

Postar um comentário