quarta-feira, 29 de junho de 2011

Comerciantes comemoram seus lucros com o Rio das Ostras Jazz & Blues Festival

Saney Monte Branco

Além da oportunidade de assistir a algumas das melhores atrações musicais do Brasil e exterior, empresários e comerciantes de Rio das Ostras têm motivos a mais para comemorar o Festival de Jazz e Blues. O evento é um dos que mais movimentam a atividade turística na região e chega a injetar mais R$ 5 milhões no município. Este ano não foi diferente; o público lotou os restaurantes e pousadas e até os ambulantes faturaram bastante.

Com a cidade cheia, toda cadeia produtiva aumenta o faturamento. A vendedora de churros Conceição Fernandes trabalha já alguns anos durante o Festival e elogia o incremento nas vendas. “Eu vendo muito bem durante o festival. Esse evento é excelente pros ambulantes. Além do carnaval, o jazz é uma ótima oportunidade de aumentar as vendas”, disse.

Os bares e restaurantes também registraram um aumento expressivo de um público diferenciado durante o período do Festival. Os comerciantes que trabalharam na praça de alimentação da Cidade do Jazz, em Costazul, também ganharam com o bom movimento e elogiam a divulgação dos estabelecimentos. Proprietária do Restaurante D´Branco, Saney Monte Branco, festeja o sucesso nos negócios.

“O festival é maravilhoso! A organização e a qualidade do evento atraem um público muito interessante. Tanto na praça de alimentação quanto no meu restaurante, o movimento foi ótimo. Além de aumentar o faturamento em 70% em relação ao ano passado, as pessoas ficaram conhecendo o restaurante, e acabam voltando em outras oportunidades”, contou Saney que participa do Festival há dois anos.

GERAÇÃO DE EMPREGOS - Pedro Rodrigues, do Bartrô Bar e Bistrô, participa da praça de alimentação do Festival de Jazz há sete anos e este ano dobrou a equipe de trabalho para melhor atender os clientes.

“A cada ano o Festival fica melhor. Nesta edição contamos com o tempo bom, pouco frio, e isso atrai ainda mais gente para curtir o evento. Percebemos o aumento do faturamento e a ampla divulgação do nosso negócio. O evento é bom para todo mundo. Para os empresários, comerciantes, população, enfim, para a cidade”, declarou Pedro que contratou oito funcionários temporários para o evento.

Os resultados do Rio das Ostras Jazz & Blues Festival foram positivos para todos os tipos de vendas. A vendedora de pipoca Marli Melo era só sorrisos, atendendo um freguês após o outro, em frente ao palco da Praia da Tartaruga. “O festival é um dos melhores eventos da cidade. A gente fica esperando o ano todo porque dá um movimento danado! Vendo muito mais do que nos outros eventos da cidade”, diz a ambulante, que chega a ganhar três vezes mais que em outras épocas do ano.

Comunidade de Ouro Verde festeja Nossa Senhora
da Rosa Mística

A comunidade católica do bairro Ouro Verde estará em festa a partir desta sexta-feira, dia 1º de julho. Em comemoração à Nossa Senhora da Rosa Mística, a programação religiosa reza a trezena todos os dias, na igreja, a partir das 18h30.
A programação festiva começa na próxima sexta-feira, dia 8, a partir das 18h30, com barraquinhas de comidas e bebidas típicas, brincadeiras e parque infantil na rua Topázio, em frente à Capela de Nossa Senhora da Rosa Mística. Especialmente no sábado, dia 9, acontecerá às 18h30 a celebração e louvor com Santa Rita.
A festa começa mais cedo no domingo, dia 10, com almoço com música a partir das 12h, e às 17h será celebrada a missa. As comemorações terminam apenas no dia 13, dia de Nossa Senhora da Rosa Mística, com a Missa Solene às 19h30, seguida de procissão.
A Festa de Nossa Senhora da Rosa Mística é uma realização da Paróquia de São Benedito e conta com apoio da Prefeitura de Rio das Ostras.

Rio das Ostras Jazz & Blues Festival supera expectativa de público

Mais de 120 mil pessoas passaram pelos quatro palcos
e curtiram mais de 60 horas de boa música


A Turista Barbara Hale veio conhecer o Brasil por conta do Festival e foi recepcionada pela amiga Tereza

A nona edição do Rio das Ostras Jazz & Blues Festival superou a expectativa de público e agradou turistas, moradores e comerciantes. Mais de 120 mil pessoas assistiram as 29 apresentações e mais de 60 horas de jazz e blues, nas mais belas paisagens da cidade.

O tempo ajudou e os palcos pareceram pequenos para a qualidade musical que esta edição trouxe a Rio das Ostras. No balanço geral do evento, a cidade recebeu turistas de vários estados e até de fora do país.
Esta edição do Rio das Ostras Jazz & Blues Festival registrou cenas memoráveis como a apresentação do pianista cubano Roberto Fonseca na noite de sábado, que conseguiu colocar mais de 15 mil pessoas em profundo silêncio com sua música, e as lágrimas do bluesman Bryan Lee no último show da Lagoa de Iriry.
A professora Bárbara Hale, moradora de Washington/EUA, se motivou a conhecer o Brasil por conta do Festival de Jazz, em especial pelo artista Bryan Lee. Ela conta que acompanha a agenda do músico e quando viu que ele se apresentaria em Rio das Ostras, se organizou para vir assistir o show e no município. “Estou adorando o Festival e a cidade. Quero conhecer as praias e todos os outros atrativos”, disse.
O crescimento do Rio das Ostras Jazz & Blues Festival é visível. E os investidores ficaram satisfeitos com os resultados, e ressaltaram que o retorno é imediato.
Mariana Várzea, da Secretaria Estadual de Cultura, que é patrocinadora do evento, veio à cidade para o Festival, representando a secretária Adriana Rattes, e se surpreendeu com o que viu. “O Festival de Jazz e Blues de Rio das Ostras é completo, envolve toda a cidade porque é gratuito, movimenta a cadeia produtiva do município e promove a cultura e o desenvolvimento social. É um exemplo de parceria bem sucedida entre poder público e iniciativa privada e o resultado é esse evento de alta qualidade”, afirmou Mariana Várzea.


A empresa V&M do Brasil patrocina o evento desde 2007 e afirma que essa parceria com a Prefeitura ainda vai continuar por muito tempo. Em coro, o gerente da planta de serviços Antonio Donizette, o coordenador da Base logística Luiz Mário Moliterno e Cássia Cristina, assessora de comunicação da área de projetos culturais da empresa, afirmam que o Festival é o maior evento de Rio das Ostras e que é uma oportunidade de levar cultura a milhares de pessoas. “O Festival evoluiu muito. Quem acompanhou seu início e hoje vê aqui essa multidão de pessoas percebe que é outro festival. O evento ganhou uma dimensão enorme e estamos muito satisfeitos de poder contribuir para isso”, disse Moliterno.
“A projeção da empresa é fantástica e o retorno que obtemos é nítido, o que contribui ainda para aproximar a empresa da comunidade na qual ela está inserida”, completou Donizette.
Rio das Ostras já pode ser considerada a Cidade do Jazz & Blues. O gerente de comunicação da Petrobras Bacia de Campos, Lincoln Weinhardt, elogiou o evento pela sua representatividade na região.
“O Festival de Jazz e Blues diferencia Rio das Ostras dos outros municípios da região. É de alto nível, completamente gratuito e vejo que os moradores da cidade têm muito orgulho desse evento”, disse o gerente da Petrobras.

Rio das Ostras participa do Salão Nacional de Turismo

Rio das Ostras estará juntamente com outros municípios da Costa do Sol, no estande do Estado do Rio de Janeiro, divulgando a cidade como destino turístico com suas belas praias e atrativos, como o Parque dos Pássaros.

Com um novo material de divulgação, Parque dos Pássaros oferece aos visitantes a possibilidade de observar os pássaros no maior Viveiro de Aves do Brasil, e conhecer a vegetação característica da restinga, ao percorrer suas trilhas ecológicas.

O secretário de Turismo, Indústria e Comércio de Rio das Ostras, Alan Machado, vai aproveitar a visita ao Salão do Turismo para conversar com o secretário de estado de turismo, Ronald Ázaro, sobre os preparativos para os grandes eventos esportivos que o Rio de Janeiro receberá e a participação dos municípios do Interior.

SALÃO DE TURISMO - O Salão do Turismo – Roteiros do Brasil tem como objetivo ampliar o atendimento aos diversos públicos, atrair o consumidor por meio da oferta de pacotes turísticos a preços reduzidos e promover e comercializar os roteiros turísticos desenvolvidos a partir das diretrizes do Programa de Regionalização do Ministério do Turismo.
Promovido pelo Governo Federal por meio do Ministério do Turismo, o evento apresenta o turismo brasileiro para quem quer viajar ou fechar bons negócios. Os visitantes poderão conhecer os roteiros turísticos das 27 unidades da Federação e adquirir pacotes e produtos/serviços turísticos. Poderão ainda ver e comprar o artesanato, os produtos da agricultura familiar e da gastronomia típica, além de assistir a manifestações artísticas de diversas regiões do País.Depois do sucesso da participação na Feira de Turismo do BRITE – Brazil International Tourism Exchange, em abril, o município de Rio das Ostras marca presença na 6ª edição do Salão do Turismo - Roteiros do Brasil, um dos eventos mais importantes no setor do Brasil, que acontecerá em São Paulo, entre os dias 13 e 17 de julho, no Anhembi.
Sabino participa das comemorações do
dia dos pescadores



O deputado Sabino participou, na manhã desta quarta-feira (29), da procissão marítima organizada pelo Sindicato e pelas Colônias dos pescadores do estado do Rio para comemorar o dia do padroeiro dos pescadores. Durante o encontro, o parlamentar que presidiu a Comissão Especial de Aquicultura e Pesca e trabalha para garantir melhorias no setor, manifestou sua preocupação com a falta de terminais pesqueiros nos principais centros produtores do Estado. “Aproveitamos para discutir o futuro do setor, ouvir as demandas e traçar ações para implantação de infraestrutura de apoio à produção e comercialização do pescado e de fomento à pesca e aquicultura no estado”, disse Sabino.

A barqueata partiu do Sindicato dos Armadores de Pesca do Estado do Rio de Janeiro (SAPERJ), em Niterói e seguiu até a estátua de São Pedro na Urca. Participaram dos eventos comemorativos, além dos pescadores, o presidente do Sindicato dos Armadores da Pesca, Alexandre Espogeiro, o presidente da Associação dos Pregoeiros, Franco Tomásio, o presidente da Fundação Instituto de Pesca do Estado do Rio de Janeiro (FIPERJ), Marcos Botelho, o secretário de Desenvolvimento Regional, Abastecimento e Pesca, Felipe Peixoto e o presidente do Sindicato dos Pescadores, Antonio da Silva.

Rio das Ostras participa de preparativos para os Jogos Olímpicos Rio 2016

                                          Secretário de esportes de Rio das Ostras Carlos Alberto Marins
O secretário de Esporte de Rio das Ostras, Carlos Alberto Marins, participou no último dia 27, na sede do comitê Olímpico, no Rio de Janeiro, do Seminário de Orientação do Treinamento Pré-Jogos 2016, com o Comitê Organizador dos Jogos Olímpicos e Paraolímpicos. O objetivo do encontro foi discutir ações visando os preparativos para as Olimpíadas que acontecerão no Rio de Janeiro.

Dentre os temas abordados estiveram a escolha de locais de aclimatação das delegações, visitas técnicas, instalações selecionadas e termo de compromisso dos municípios que se cadastraram para receber as delegações de outros países. As cidades ofereceram suas instalações esportivas para avaliação dos Comitês Olímpico e Paraolímpico Nacionais.

O Comitê Organizador dos Jogos Olímpicos e Paraolímpicos Rio 2016 é responsável pela publicação do Guia de Locais de Treinamento Pré-Jogos, na ocasião dos Jogos Olímpicos de Londres 2012. De acordo com o secretário de Esporte e Lazer, Carlos Alberto Marins, esta publicação irá conter indicações de instalações esportivas que atendam aos requisitos e recomendações das Federações Internacional, Olímpica e Paraolímpica.

“Estamos trabalhando para que Rio das Ostras possa receber alguma delegação internacional para o período de aclimatação de seus atletas no Brasil e, sobretudo, para concentração e aperfeiçoamento do treinamento esportivo, na busca por melhores resultados”, declarou o secretário.

PT de Rio das Ostras inicia debates sobre as
eleições 2012

 O Partido dos Trabalhadores (PT) de Rio das Ostras promoverá, no próximo sábado, 2 de julho, o primeiro debate sobre a sua participação nas eleições municipais de 2012. O encontro será realizado na sede do partido, que fica na Rua José de Matos, 599, Nova Esperança, a partir das 19h.

A presidente do Diretório do PT de Rio das Ostras, professora Eronei Leite, observa que as discussões sobre a atuação política do partido, que ocorre há algum tempo, serão determinantes para o processo eleitoral de 2012. “Temos nos reunido mensalmente com o objetivo de pensar coletivamente nosso município. Estudar e debater questões importantes para os trabalhadores, como a educação, a saúde e a nossa juventude, a fim de consolidar nossas idéias”, destaca.

Já o funcionário público Altédio Ferreira, petista há 22 anos, prega a união como fator decisivo para o sucesso nas urnas. “No município, temos em nossos quadros pessoas que podem representar muito bem esse panorama de mudança no país. O momento é de nos organizarmos e envolver as pessoas”, afirma.

Ainda de acordo com Eronei, o cenário para o ano que vem é otimista: “O desempenho do Brasil nos oito anos do Governo Lula e nesse início da companheira Dilma tem credenciado a gente. Reflexo disso é o aumento de procura por filiação e as muitas propostas e convites de outros partidos. Por isso, cresce a importância da participação da nossa militância e simpatizantes. Somos o governo, mas não queremos governar sozinhos. Temos que respeitar as diversidades e para isso é fundamental que as discussões sobre o nosso país ocorram assim, nas nossas bases, em cada município”, destaca, lembrando que a reunião é aberta a partidários e simpatizantes do partido.



Um comentário:

  1. Bom dia, editor. Só lembrando que esta foto foi publicada no blog do Núcleo do PT Sem medo de Ser feliz. Seria interessante publicar a fonte. Todos na luta por um PT mais forte e presente em Rio das Ostras.

    ResponderExcluir