quinta-feira, 30 de junho de 2011

Rio das Ostras realiza tradicional Festa de São Pedro

Comemorações em homenagem ao padroeiro dos pescadores começaram nesta quarta-feira na Boca da Barra

Começou nesta quarta-feira, dia 29, a tradicional Festa de São Pedro em Rio das Ostras. As comemorações vão até domingo, dia 3 de julho, com shows, brincadeiras, missa e procissão, no “arraiá” montado na Boca da Barra.
A abertura da festa foi na tarde desta quarta-feira, Dia de São Pedro, com a tradicional Procissão Marítima, que contou com a participação de cerca de 15 embarcações. A Missa Solene aconteceu na capela Nossa Senhora de Lurdes, na Boca da Barra, celebrada pelo padre Alexandre Albuquerque.

 Na quinta-feira, dia 30, o forró vai rolar solto a partir das 21h com a  apresentação do Trio Baião Lunar e Baiaco do Forró. Na sexta, 1º de julho, a noite promete ser animada com shows da Banda Tribal do Brasil e Empolga às 9, a partir das 21h.

A festa recebe o cantor Rodriguinho na noite de sábado. O antigo vocalista dos Travessos sobe ao palco às 22h para fazer um show empolgante e levar a garotada ao delírio. Em seguida, Baiaco do Forró encerra a noite.

No domingo, dia 3, quem fecha com chave de ouro a festa do Padroeiro dos Pescadores é a Banda Pressão e Baiaco do Forró, que fazem show a partir das 21h.

A Festa de São Pedro é uma realização da Colônia de Pescadores Z-22 e conta com o apoio da Prefeitura de Rio das Ostras, por meio da Secretaria de Turismo, Indústria e Comércio.


Secretaria de Saúde de Rio das Ostras divulga plantão de
farmácias de julho

A Secretaria de Saúde de Rio das Ostras divulgou o plantão noturno de farmácias e drogarias para o mês de julho.
O plantão acontece das 23h às 7h30, em cumprimento a Lei 038 de 1993, que estabelece o plantão noturno em Rio das Ostras.
A seguir a tabela de plantão noturno das farmácias e drogarias:


Endereço das Farmácias



Prova Audax Rio 600 tem recorde de participantes em Rio das Ostras

Etapa classificou 30 ciclistas para o desafio Paris-Brest-Paris


A última prova do Audax Rio, que acontece em Rio das Ostras, bateu recorde de participantes. Mais de 40 ciclistas largaram na noite de sexta-feira, dia 24, e encararam 40 horas de pedal, enfrentando duas noites sem dormir, frio, fome e cansaço, pedalando por 12 municípios da região até retornar ao município na manhã de domingo, completando o percurso de 600km. O Audax começou em fevereiro no município com o apoio da Prefeitura e mobilizou toda cidade.


Em Rio das Ostras o Audax Rio se tornou o maior clube de Audax do Brasil, com maior número de participantes, quantidade de provas e o maior número de pessoas completando-as. Ao todo, foram 44 participantes na prova de 600 km, e dessas, 30 ciclistas se classificaram para o Paris-Brest-Paris, num total de 430 ciclistas brevetados nas quatro provas. A previsão para este ano é de 50 atletas de todo Brasil.

Em 2007, ano da última edição da tradicionalíssima prova ciclística Paris-Brest-Paris, o Rio de Janeiro enviou à Europa apenas um ciclista, que passou toda a série classificatória em outros estados. Lá ele se juntou a outros dez brasileiros que também haviam cumprido os 1500 km em quatro provas.

Nos últimos cinco meses pessoas de diversos estados visitaram Rio das Ostras. Conheceram além da cidade, toda região sobre duas rodas e pedaladas de longa distância.

O Audax também influenciou o dia-a-dia de Rio das Ostras. Foi criada uma associação de ciclismo na cidade, que promove passeios todas as sextas-feiras e têm reunido cada semana mais adeptos. Com isso, a previsão é de que em 2012 Rio das Ostras receba mais de 10 eventos de várias modalidades de ciclismo.

No próximo ano a cidade e toda região receberão novamente a série completa do Audax Rio, com quatro provas. Segundo a Pedal 2, realizadora do evento, está em estudo a possibilidade de Rio das Ostras receber ainda uma prova de 1200 km, assim como na França, atraindo atletas de todo mundo.

O Audax Rio 2011 é uma realização da Pedal 2 que contou com a parceria das Prefeituras de Rio das Ostras, Macaé e Quissamã, Rio das Ostras Convention & Visitors Bureau e Shopping Tocolândia.

FAETEC confirma instalação de unidade em Rio das Ostras


Atendendo a reivindicação do deputado Sabino, a Fundação de Apoio à Escola Técnica do Estado do Rio de Janeiro (Faetec), anunciou a implantação de uma unidade da Escola no município de Rio das Ostras. Equipes técnicas da Faetec realizarão, na próxima segunda-feira, dia (04/07), uma visita ao local para avaliar o lugar onde serão ministrados os cursos. Na oportunidade, será enviado à prefeitura, a minuta do convênio a ser feito entre as partes.

A solicitação da implantação de uma unidade da Escola foi feita recentemente ao presidente da instituição, Celso Pansera. Sabino fez ainda uma indicação parlamentar pedindo a construção da Faetec para Casimiro de Abreu e Tamoios. Durante o encontro ficou acordado que enquanto a prefeitura não definir o local onde será construída a Faetec, alguns cursos que foram definidos de acordo com a demanda regional como o de idiomas (Inglês e Espanhol), informática e logística serão ministrados no espaço cedido pelo poder público.

Para Sabino, a instalação da Faetec em Rio das Ostras é uma conquista que consolida novas oportunidades de emprego na região.‘’Temos que viabilizar a abertura de cursos profissionalizantes e expandir as oportunidades de empregos para os moradores”, diz ele ressaltando que a iniciativa visa facilitar o acesso ao mercado de trabalho através da educação profissionalizante gratuita em diversos níveis de ensino. “Temos que recolocar esses trabalhadores no mercado, dentro do plano estratégico de desenvolvimento econômico do estado do Rio de Janeiro”,finaliza.


Governador sanciona lei que garante anistia aos bombeiros


Os bombeiros do estado do Rio de Janeiro estão anistiados administrativamente por lei. O governador Sérgio Cabral sancionou a proposta, que tem como um dos autores o deputado Sabino e mais 49 deputados, beneficiando os mais de 400 militares presos após invasão ao quartel central da corporação. A lei 5.997/11 foi publicada no Diário Oficial do Executivo.

A norma concede anistia administrativa aos militares estaduais aos quais se atribuem condutas durante movimentos reivindicatórios por melhorias nos vencimentos e de condições de trabalho, ocorridos entre abril e junho de 2011.

Também no Diário Oficial foram sancionadas e publicadas as leis 5.995/11 e 5.996/11, ambas de autoria do Executivo. A primeira antecipa as parcelas referentes aos meses de agosto a dezembro do reajuste aprovado para todos os policiais civis e militares, bombeiros militares e inspetores de Segurança do estado há um ano. Já a segunda permite o uso do Fundo Especial do Corpo de Bombeiros do Estado do Rio de Janeiro (Funesbom) com despesa de pessoal.

Cursos da Padaria Escola de Rio das Ostras mudam a vida de cidadãos riostrenses


Os cursos da Padaria Escola de Rio das Ostras, coordenada pela Secretaria de Turismo, Indústria e Comércio, vêm mudando a vida dos cidadãos. Nesta primeira fase, foram oferecidos quatro cursos – de chocolate, tortas, pães recheados e pizzas e bolos para festa junina – pelos quais cerca de 450 pessoas foram qualificadas da área panificação.


O objetivo dos cursos de qualificação é abrir novos mercados para os profissionais e garantir fonte de renda ao cidadão. Prova disso é o sucesso de Sandro Bezerra, que pediu demissão de um emprego de cozinheiro e partiu para o trabalho autônomo de revenda de tortas doces e salgadas, e sanduíches naturais.

Morador de Rio das Ostras há quatro anos, Sandro se tornou cozinheiro profissional há três anos por meio de um outro curso promovido pela Prefeitura – o de cozinha industrial e marítima.

Sandro participou dos quatro cursos oferecidos pela Padaria Escola este ano e isso aprimorou suas técnicas de cozinheiro e o incentivou a trabalhar por conta própria. “Em quatro meses consegui me consolidar. Já tenho dois empregados e acabo de me tornar um Micro Empresário Individual, com CGC e tudo”, contou ele, que usa patins para se locomover pela cidade e ainda aceita encomendas para festas e jantares.

Quem também está se beneficiando com os cursos da Padaria Escola é Sidnei Balcino da Silva, que nesta quarta-feira, dia 29, estava terminando o quarto curso e também já trabalha como autônomo. Há nove anos mora em Rio das Ostras e desde que começou a participar da qualificação resolveu mudar de vida. “Há três meses comecei a trabalhar com tortas e hoje já tenho uma clientela grande e recebo muitos elogios. Os cursos aperfeiçoam as nossas técnicas e estamos sempre levando novidades aos clientes”, explicou Sidnei.

Os cursos de qualificação são oferecidos em parceria pela Prefeitura Municipal com e a empresa Nova Mix Distribuidora de Insumos, que cede os técnicos e material didático para as aulas. A qualificação desta semana formou mais 50 pessoas em técnicas para confecção de bolos e doces para festa junina.

Mais informações sobre os cursos podem ser obtidas na Padaria Escola que fica no Parque da Cidade, em Nova Cidade, ou pelos telefones (22) 2771-6363 e 9967-4535.

Prefeito garante novidades para Jazz & Blues em 2012

Rio das Ostras já se consolidou como a capital brasileira do Jazz & Blues. E em 2012, quando o festival completa 10 anos, ainda vem mais novidades por aí. Essa é a garantia dada pelo prefeito Carlos Augusto durante a coletiva de imprensa realizada no último sábado, dia 25, com a mídia especializada. O prefeito estuda a possibilidade de ter um espaço ainda maior para os shows visando dar mais conforto ao público e aos profissionais que produzem o evento. A edição também deve reunir um elenco especial entre as melhores atrações que já passaram pelos palcos. “Estamos conversando com a produção para fazermos uma seleção com as principais atrações nestes nove anos de festival, além de outros grande artistas do gênero. Outro detalhe é que precisamos pensar em um espaço ainda maior para a Cidade do Jazz porque o camping de Costazul não está suportando mais a quantidade de público devido o sucesso do evento. Todos podem ter certeza que teremos grandes novidades para o 10º Festival”, afirmou Carlos Augusto.

Nesta edição, uma pesquisa feita pelo Rio das Ostras Convention & Visitors Bureau em parceria com o Sebrae, vai contribuir para que a Secretaria de Turismo faça uma análise mais detalhada do evento e possa aprimorar as próximas edições. “Com os dados obtidos nesta pesquisa, veremos como poderemos melhorar ainda mais a infraestrutura do Festival junto com a produção do evento. O objetivo é melhorarmos cada vez mais”, contou o prefeito.
De acordo com Carlos Augusto, o Rio das Ostras Jazz & Blues Festival é um evento que já é consagrado em todo o país e ajuda a fortalecer a economia em toda a região. “A nossa rede hotelaria está com uma taxa de ocupação de 100% e nos municípios vizinhos, como Búzios, Casimiro de Abreu, Cabo Frio e Macaé a procura pelos hotéis e pousadas também é grande. Aqui na cidade os restaurantes, bem como todo o comércio tiveram um grande aquecimento nas vendas”, completou.

Jornalistas elogiam o Rio das Ostras Jazz & Blues Festival – No final da coletiva, os jornalistas parabenizaram o Prefeito Carlos Augusto pela realização do evento e destacaram a infraestrutura disponibilizada aos profissionais da área de imprensa.

Flávio Bonanome, jornalista paulista da Revista Produção Áudio, cobriu o festival pela primeira vez e ficou impressionado com a produção de Rio das Ostras. “Só agora tive a oportunidade de vir para cá. Conhecia de matérias de outros colegas e sempre ouvi falar muito bem. Me surpreendi com toda a estrutura e achei um evento incrível. Já trabalhei em vários festivais e posso garantir que, com uma estrutura igual a essa, eu nunca vi. Rio das Ostras está de parabéns”, frisou.


A fotógrafa carioca Fernanda Gualda, do site Laboratório Pop, ficou encantada. “Os profissionais não têm do que reclamar porque a cidade oferece uma estrutura excepcional. O maior diferencial é que a imprensa tem a possibilidade de ficar hospedada no mesmo local dos músicos e isso é fundamental para adiantarmos as nossas matérias que ficam bem mais completas. Estou adorando o festival e a cidade”, concluiu.

Nenhum comentário:

Postar um comentário