quarta-feira, 10 de agosto de 2011

Sábado é o dia D da vacinação contra a Poliomielite

Prefeitura de Rio das Ostras vacina crianças de 0 a 5 anos no próximo dia 13

 

Pais de crianças de até 5 anos de idade, devem levar seus filhos para receber a segunda dose da vacina contra a poliomielite. Nesse sábado, a partir das oito horas da manhã e até às cinco horas da tarde, os postos de saúde da cidade e algumas escolas municipais oferecem a imunização contra a doença. É a mobilização do Dia D de combate à paralisia infantil.
A meta da Secretaria de Saúde de Rio das Ostras é vacinar cerca de 8.000 crianças. De acordo com a Chefe da Divisão de Imunização da Secretaria de Saúde, Louise Andrade, apesar da pólio ter sido erradicada no Brasil, é necessário vacinar as crianças. “O vírus continua circulando em outros países. E o Brasil recebe muitos turistas vindos de diferentes partes do mundo” explicou.

Além dos postos de saúde, exceto os de Cidade Praiana e Jardim Mariléria, há pontos de imunização nas seguintes escolas municipais: Alberto Jorge, Maria da Penha Oliveira, Trindade, Ary Gomes de Marins, Francisco de Assis Medeiros Rangel, Carlos Maurício Franco, Professora América Abdalla e Centro de Cidadania, no Âncora. Em Cidade Praiana a vacinação será oferecida na Escola Municipal Rio das Ostras e em Jardim Mariléria, na Escola Municipal Acerbal Pinto Malheiros.

Inscrições para eleição do Conselho Tutelar de Rio das Ostras estão abertas até o dia 17

Os interessados em ocupar uma vaga de conselheiro tutelar em Rio das Ostras para o período de fevereiro de 2012 até fevereiro de 2015, têm até o próximo dia 17 de agosto para fazer sua inscrição para concorrer ao cargo. O local para as inscrições é na própria sede do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, que fica na Rua Paraná, 111, Extensão do Bosque, de segunda a sexta-feira, das 10h às 16h..
Dentre os pré-requisitos necessários para se candidatar a vaga, o interessado precisa ter idade superior a 21 anos, residir no município de Rio das Ostras há pelo menos três anos, ter ensino médio completo, não ter sido penalizado com a destituição da função de conselheiro tutelar, estar em gozo dos seus direitos políticos, reconhecida idoneidade moral e possuir notório saber ou experiência comprovada de no mínimo dois anos na área da defesa dos direitos, pesquisa ou de atendimento à criança e ao adolescente.

De acordo com o Edital publicado no Diário Oficial pelo Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, a escolha dos novos conselheiros será dividida em quatro etapas. As inscrições até o dia 17 fazem parte da primeira fase. Na segunda fase os inscritos farão um curso de capacitação prévia com freqüência mínima de 90% das aulas. Em seguida os candidatos farão uma prova de aferição dos conhecimentos sobre o Estatuto da Criança e do Adolescente com acerto mínimo de 60%. A quarta e última fase é a eleição dos candidatos habilitados de forma direta.

O edital completo está disponível na edição número 538 do Jornal Oficial do Município do dia 29 de julho a 04 de agosto, e no site www.riodasostras.rj.gov.br. Mais informações podem ser obtidas também pelo número 2760-7384


Rio das Ostras promove Dia de Combate à Hipertensão


A Secretaria de Saúde de Rio das Ostras promove na próxima sexta-feira, dia 12, o Dia de Combate à Hipertensão. A partir de 8h, em todas as unidades de saúde e em diferentes pontos da cidade equipes de saúde vão orientar a população sobre os problemas relacionados à pressão alta e formas de prevenção da doença.

Tendas serão montadas na Praça José Pereira Câmara e em frente a Casa & Video, no Centro, e na Praça Gilson Zarour, no bairro Liberdade, como forma de sensibilizar as pessoas que transitam na cidade. Os profissionais de saúde farão um trabalho de informação, educação, identificação e diagnóstico de pessoas com hipertensão arterial.

As equipes vão aferir a pressão arterial das pessoas, desde crianças até adultos. Vão ainda fazer medição da circunferência abdominal e cálculo do índice de massa corporal (IMC).

O objetivo da Secretaria de Saúde é, uma vez identificado o paciente com pressão alta, encaminhá-lo às unidades de saúde para acompanhamento. É possível que a pessoa possa estar com a pressão fora da normalidade por questões pontuais, como estresse ou outros problemas metabólicos. Ainda assim, é importante que o caso seja investigado em uma consulta de saúde.

"Todas as pessoas com pressão alta vão receber um cartão com os dados registrados e serão encaminhadas para a unidade de saúde mais próxima para acompanhamento. Caso haja o dignóstico de hipertensão, o paciente passa a fazer parte do Programa", explicou Paulo Apolônio, coordenador do Programa Municipal de Saúde Hiperdia – de combate à Hipertensão e Diabetes.

CRIANÇAS E JOVENS - O coordenador do Programa destaca que as equipes estarão com aparelhos de aferição pediátricos para atendimento às crianças. Os jovens também estão no foco da campanha. “Com as mudanças no estilo de vida e aumento do sedentarismo, a cada dia surgem mais crianças e jovens hipertensos e diabéticos”, completa o coordenador. Ele alerta ainda para a relação da hipertensão com as doenças cardiovasculares, principal causa de morte no País.

Festival de Novos Talentos de Rio das Ostras começa
nesta quinta-feira

Abertura contará com apresentações de dança e shows com
as Bandas Route 69 e Batucarte


O Centro da cidade vai ficar pequeno para tantos talentos. Começa nesta quinta-feira, dia 11, às 20h, a nona edição do Festival de Novos Talentos de Rio das Ostras. O evento de abertura contará com apresentações de dança e shows musicais.

Ao todo, 48 artistas de alto nível disputarão R$ 10 mil em prêmios durante dois meses. As eliminatórias acontecem sempre às quintas-feiras, a partir das 20h, na Rua Rego Barros, no Centro da Cidade, em frente ao Shopping Village.

A programação da abertura do Festival de Novos Talentos contará com apresentações de dança da Moni Dance Mix e da Academia Cacau Mendes de Dança de Salão, além dos shows da Banda Route 69, que tem como líder Anderson Lee, músico lançado na edição 2008 do Festival, e da Batucarte, uma banda de percussão dos alunos do Centro Integrado de Ensino Educarte.

O Festival é dividido em três fases, alem da semifinal e final, que acontecerá somente no dia 27 de outubro. Os participantes serão avaliados por um corpo de jurados dividido em técnico e popular. O júri técnico será composto por três professores de canto e música do Centro de Formação Artística de Rio das Ostras, um professor de inglês e Max Almeida, músico formado pelo Conservatório do Rio de Janeiro e secretário municipal.

O Festival de Novos Talentos é uma realização da Mister Brazuca, com apoio da Prefeitura Municipal de Rio das Ostras e patrocínio Microlins, Atobá Celular, Atobá Informática, Dinâmica Auto Escola, Skill, Centro de Treinamento Rodrigo Tavares, Meta Fitness, Evolution, Centro Integrado de Ensino Educarte e Mercado Salvador.

Atletas olímpicos visitam Escola de Natação no
Mar de Rio das Ostras




A Escola de Natação no Mar de Rio das Ostras recebeu a visita dos ex-nadadores olímpicos Luiz Lima e Pedro Moreira na tarde de quinta-feira, dia 4. Os atletas estiveram com a coordenadora do projeto, Izabel Thomas, e com alguns alunos. Foram também recebidos pelo prefeito Carlos Augusto que ouviu elogios dos nadadores ao incentivo que a Prefeitura dá ao esporte em Rio das Ostras.

O atleta Luiz Lima, é padrinho da escolinha de Rio das Ostras e coordenador do núcleo de Copacabana do Projeto Natação no Mar, e sempre que pode visita a cidade para conversar com os alunos. Desta vez, Luiz veio acompanhado do ex-nadador do Flamengo, Pedro Monteiro, que agora se dedica ao marketing esportivo, e veio conhecer o projeto.

Além de acompanhar boa parte da aula, conheceram melhor o projeto de artesanato com material reciclado eleborado pelos alunis da escolinha.

Natação no Mar – A Escola de Natação no Mar, assim como outros projetos desenvolvidos pela secretaria de Esporte e Lazer da prefeitura de Rio das Ostras, propicia aos munícipes a oportunidade de desenvolver seus dons, sua criatividade e seu lazer, de forma segura, consciente e com orientação de profissionais especializados. A escola atende crianças a partir de sete anos, adultos e idosos, sem limite de idade e tem como objetivo incentivar a prática da natação, prevenir problemas posturais e cardiovasculares, desenvolver coordenação, ritmo e equilíbrio e propiciar a socialização entre os integrantes


Nenhum comentário:

Postar um comentário