quinta-feira, 24 de novembro de 2011

Opinião: Rodrigo de Oliveira

Escola de Inteligência e método educacional do DR Augusto Cury.
Muito boa essa iniciativa da prefeitura de implantar em nosso município, a Escola de Inteligência do DR Augusto Cury, um dos maiores psicólogos do Brasil e um revolucionário em assuntos educacionais. Essa iniciativa,nos dá a esperança de uma educação melhor em nosso município.Falo isso,porque penso que educar não é somente preparar o aluno para ser um ótimo dominador da matemática e das matérias convencionais,passar em um vestibular,em um concurso e etc... Isso tudo faz parte da educação e também é importante,mas educar é algo maior do que isso. Educar envolve todas as esferas da vida humana e quem conhece o trabalho do Dr Augusto Cury,sabe que ele é um homem abençoado por Deus e que tem um método educacional e de pensamento muito a frente da nossa realidade e isso é muito bom. Seus métodos preparam o indivíduo para ser um construtor de idéias e um formador de novos pensamentos,além de trabalhar o equilíbrio emocional e psicológico para que esse indíviduo, saiba não só dominar a sua relação com o mundo exterior,mas também ser um governador do seu interior. Espero que seja realmente implantada em Rio das Ostras essa escola de inteligência e mais do que isso,que seja levada a sério. Confira abaixo a matéria na íntegra falando sobre esse novo projeto.
 Escola de Inteligência será implantada na rede municipal
de Rio das Ostras

Desenvolvido por Augusto Cury, autor de best-sellers, projeto pioneiro no Estado do Rio de Janeiro ajuda a formar pensadores


Rio das Ostras será a primeira cidade do Estado do Rio de Janeiro a implantar a Escola de Inteligência, projeto desenvolvido pelo consagrado escritor e psiquiatra Augusto Cury para formação de pensadores e melhoria da qualidade de vida. Todas as escolas da Rede Municipal vão implantar a iniciativa em 2012, possibilitando que os alunos, além de desenvolver as funções mais importantes da inteligência, possam treinar o caráter e as emoções, melhorando as relações interpessoais. O prefeito Carlos Augusto anunciou o início da parceria nesta terça-feira, dia 22, durante reunião na Secretaria de Educação com os diretores das unidades de ensino.
“Rio das Ostras é a cidade que mais cresce no Brasil e a terceira em qualidade de vida no Estado do Rio de Janeiro, especialmente devido ao trabalho realizado nas áreas de Educação e Saúde. Queremos promover ainda mais a qualidade do ensino e garantir um futuro promissor para os nossos estudantes com a implantação da Escola de Inteligência. O melhor é que isso está acontecendo graças à adesão dos diretores, já que desejávamos que esse projeto não fosse uma realidade imposta e sim abraçada pelos nossos educadores”, explicou Carlos Augusto.

Quem esteve em Rio das Ostras para apresentar a iniciativa aos diretores foi a psicóloga Camila Cury, coordenadora da Escola de Inteligência. Filha de Augusto Cury, ela diz que não pretendiam fechar parcerias com novos municípios. “A seriedade do trabalho de Rio das Ostras na Educação, especialmente o comprometimento do prefeito com o setor, levaram o meu pai a abrir uma exceção e trazer o projeto para a cidade”, conta.
O projeto vai envolver cerca de 15 mil alunos do 1º ao 9º do Ensino Fundamental de Rio das Ostras, distribuídos em 35 escolas municipais. A secretária de Educação, Maria Lina Paixão, diz que a iniciativa é de grande importância. “A Escola de Inteligência é um projeto inovador e muito necessário para inibir o bullying, estimular os pais a dar mais atenção aos filhos e os professores a valorizar as competências e habilidades dos alunos”, afirma.
TREINAMENTO - Os educadores que vão implantar a Escola de Inteligência receberão um treinamento de 120 horas dado pela equipe multidisciplinar do projeto, formada por psicólogos, pedagogos, assistentes sociais, psiquiatra, entre outros. Segundo Camila, entre bons resultados da iniciativa nas unidades de ensino e nas cidades onde foi implantada são a melhora no desempenho escolar, diminuição da violência, aperfeiçoamento das relações interpessoais, aproximação da família e promoção da saúde emocional dos professores.

A Escola de Inteligência tem como meta prevenir o adoecimento emocional e promover a saúde psicológica dos alunos. “O projeto é desenvolvido dentro da grade curricular das escolas de Ensino Fundamental como uma nova disciplina ou parte de uma disciplina já existente”, explica Camila. Para os Anos Iniciais do Ensino Fundamental foram criados personagens que, a partir de suas características, motivam a reflexão sobre diferentes realidades emocionais. Também os pais vão ser envolvidos com a realização de palestras e receberão apostilas ou DVD com informações sobre o funcionamento da Escola.
Além do prefeito Carlos Augusto, da secretária de Educação, Maria Lina Paixão, e dos diretores das unidades municipais de ensino, estiveram presentes na apresentação do projeto a secretária de Bem-Estar Social, Márcia Almeida, a diretora da Casa da Educação, Edilane Carvalho,e coordenadores pedagógicos.

Prefeitura de Rio das Ostras e Inter TV promovem concurso de decoração natalina
Inscrições estão abertas até dia 7 de dezembro

O Natal está chegando e com o espírito de alegria que as festas de fim de ano trazem, a Prefeitura de Rio das Ostras e a Inter TV Alto Litoral querem premiar as pessoas que decoram residências e comércios. O Concurso de Decoração Natal de Cores e Luzes está com inscrições abertas até dia 7 de dezembro pelo site www.in360.com/rj ou na sede da Secretaria de Turismo, Indústria e Comércio de Rio das Ostras (Praça Prefeito Cláudio Ribeiro, s/nº - Extensão do Bosque), de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h.
O concurso vai premiar duas categorias – imóveis residenciais e comerciais – com um cruzeiro marítimo com direito a acompanhante para cada um. Os interessados devem fotografar a decoração e preencher a ficha de inscrição gratuita. Uma comissão formada por membros da Prefeitura de Rio das Ostras e Inter TV escolherá 15 finalistas por categoria. As fotos ficarão no site para voto popular de 8 a 16 de dezembro.O resultado final será divulgado dia 19.

Sabino mobiliza prefeitos para audiência pública sobre vazamento de óleo na Bacia de Campos


O deputado Sabino (PSC), que é membro da Comissão de Defesa do Meio Ambiente da Assembleia Legislativa, está mobilizando os prefeitos dos municípios produtores de petróleo para participar na quinta-feira, dia 24, às 14h, no Rio de Janeiro, da audiência pública sobre o acidente com vazamento de óleo na Bacia de Campos. O evento também contará com representantes da Chevron.
“Estamos todos muito preocupados com os impactos que esse acidente provocou no meio ambiente. Sabemos também que já é possível que o óleo que vazou chegue até as praias do litoral. Temos que discutir ações para conter o vazamento e impedir que o litoral do Rio, de São Paulo e Espírito Santo sejam afetados. Temos que ainda dar ênfase as conseqüências do acidente para os municípios produtores”, disse o deputado, destacando a importância dos royalties do petróleo para estas cidades, devido aos impactos ambientais sofridos.
Em discurso no plenário nesta quarta-feira, 23, Sabino falou sobre o comportamento dos representantes da Chevron, que omitem informações das autoridades brasileiras e se esquivam da imprensa. “Eles querem atuar no Brasil, exportar os lucros, mas não querem prestar contas”, disse ele, ressaltando que é necessário que os envolvidos no acidente participem da audiência na quinta, juntamente com os órgão ambientais e a Polícia Federal.

O parlamentar também lembrou que a Transocean, que operava para a Chevron nessa ocasião, é a mesma empresa responsável pelo maior desastre ambiental dos Estados Unidos no Golfo do México. “Essa empresas precisam ser monitoradas e fiscalizadas, pois além de trazerem risco ao meio ambiente, comprometem a população e os municípios produtores”, ressaltou.

A audiência contará ainda com a participação da presidente da Comissão de Meio Ambiente, deputado Átila Nunes (PSL) e da presidente da Comissão de Saneamento Ambiental, deputada Aspásia Camargo (PV), além dos demais membros dos grupos.

ACIDENTE- A mancha de petróleo derramado na Bacia de Campos pela empresa Chevron diminuiu e continua se afastando do litoral, mas o vazamento de petróleo ainda persiste, informou nesta terça-feira, dia 22, a Agência Nacional de Petróleo (ANP) em comunicado. De acordo com a agência, a área da mancha diminuiu de 12 km², no último dia 18, para 2 km² na segunda-feira, segundo “observação visual” dos técnicos. Estima-se que tenha atualmente 6 km de extensão.

Igreja Batista Nova Jerusalém comemora 35 anos
em Rio das Ostras

Pr Fábio Ferreira,sua esposa Hellen Glauce,Marquinhos e sua esposa Patrícia Ferreira,Pastor Alair Carvalho e sua esposa Isaura


Desde o último 19,a Igreja Batista Nova Jerusalém está em festa pela comemoração dos seus 35 anos de ministério em Rio das Ostras. Presidida pelos Pastores Alair Carvalho e Fábio Ferreira,a IBNJ celebrou cultos de  celebração a Deus durante toda a semana em agradecimento por todo esse tempo em que Deus vem abençoando e permitindo que a igreja ministre o evangelho de Jesus Cristo na cidade.
A Visão dos pastores, é trazer para Rio das Ostras um maior despertamento espiritual para fazer com que as virtudes do evangelho de Jesus Cristo fiquem em evidência para que dessa forma, vidas e famílias venham a ser transformadas para viver uma vida espiritual de excelência e por consequência o reflexo seja notório no mundo físico e nas coisas materiais.
  
Prefeitura de Rio das Ostras promove Semana de Luta Contra a Aids

Atividades acontecerão na Praça José Pereira Câmara


Para marcar o Dia Mundial de Luta Contra a Aids, 1º de dezembro, a Secretaria de Saúde de Rio das Ostras aderiu à campanha “Fique Sabendo” - 2011, do Governo Federal, que este ano está voltada para o público gay jovem e adolescente. De 1º a 7 de dezembro, profissionais da área estarão na Praça José Pereira Câmara, no Centro, distribuindo material informativo e preservativos, dando aconselhamento e realizando testagem rápida de HIV, na Semana Municipal de Luta contra a Aids, das 8h às 17h.
Toda equipe do Programa Municipal de DST/HIV/AIDS e Hepatites, do Departamento de Programas de Saúde, estará na praça para atender os interessados em saber sobre a prevenção e tratamento destas doenças. Também será realizado o teste rápido para detecção do vírus HIV, que dá o resultado em 15 minutos. Quem quiser fazer o teste passará por um aconselhamento pré-exame – atendimento personalizado ao cidadão, esclarecendo dúvidas.
Além de toda equipe do Programa Municipal, a Semana Municipal de Luta contra a Aids, contará com a participação dos agentes comunitários de saúde e dos voluntários, que são pacientes atendidos no programa.
FILME Outra atividade desta Semana será a exibição do filme “Positivas”, no dia 6, às 19h, no auditório da Escola Municipal Maria Teixeira de Paula, no Jardim Campomar, com entrada franca.
O filme de Suzanna Lira conta a história verídica de sete mulheres que contraíram o vírus HIV em relações estáveis. Depois da exibição, acontecerá um debate sobre DST/AIDS.
DADOS DO MUNICÍPIO Dados de setembro de 2011 informam que Rio das Ostras tem 320 pacientes infectados pelo HIV e 61 com hepatite B ou C em tratamento no município, além de mais 15 menores de dois anos em acompanhamento.
O Programa Municipal de DST/HIV/AIDS e Hepatites atende no Centro de Saúde da Extensão do Bosque e conta com uma equipe de 15 profissionais – quatro médicos infectologistas, um ginecologista, um pediatra, um psicólogo, um dermatologista, uma assistente social, um nutricionista, um enfermeiro, dois técnicos de enfermagem, dois auxiliares administrativos, coordenador pela enfermeira Bianca Monteiro.
A maioria dos pacientes chega por conta própria, mas o Programa recebe também os encaminhamentos das unidades de saúde. Todo o protocolo do Ministério da Saúde é seguido, com aconselhamento pré e pós-teste, testagem e tratamento. “Além de fazer o teste rápido de HIV, os pacientes recebem o pedido para fazer outros exames para detecção de hepatites e sífilis, que também são feitos na rede municipal”, disse a coordenadora Bianca.
Os interessados em fazer o teste de HIV devem procurar o Centro de Saúde da Extensão do Bosque, mas antes devem agendar pelo telefone (22) 2760-2736. Importante lembrar que são distribuídos preservativos gratuitamente à população de forma permanente em todas as unidades básicas de saúde de Rio das Ostras.

Comunidade Católica comemora Novena de
Senhora da Conceição

A programação do dia 8 de dezembro, dia de Senhora da Conceição, padroeira de Rio das Ostras, começa às 6h30 com Ofício de Nossa Senhora, seguido de um grande café comunitário e missa. Às 10 horas uma carreata sai da Igreja das Almas, em frente ao Cemitério do Âncora e segue até o Posto da Polícia Rodoviária Estadual, no limite com Barra de São João.
Na programação da tarde, às 17horas, acontece procissão com saída do Conselho Tutelar, seguida de missa e coroação feita pelas crianças, na Igreja Matriz.
O dia termina com queima de fogos, na praia do centro e show musical com a Banda Kairós, na quadra da Matriz.
Para os amantes da boa culinária, uma dica. Os ingressos para a Feijoada do primeiro domingo de dezembro, dia 4, estão à venda na secretaria da Igreja. Os bilhetes da rifa do dia 08 de dezembro também podem ser encontrados no mesmo local. As vendas são limitadas e antecipadas.
A Paróquia de Nossa Senhora da Conceição de Rio das Ostras foi criada em 18 de fevereiro de 1979, desmembrada da Paróquia Sagrada Família de Barra de São João. Em 10 de abril de 1992, Rio das Ostras tornou-se cidade emancipando-se de Casimiro de Abreu. Começou aí um período de grande desenvolvimento da nova cidade e da paróquia. Em 16 de março de 2006 o Padre Alexandre José de Albuquerque assumiu a Paróquia de Nossa Senhora da Conceição de Rio das Ostras, onde permanece até hoje.



Novena de Senhora da Conceição

29/11, 19 horas, Noite Chinesa e música ao vivo com Célio Viana

30/11, 19 horas, Noite Americana e música ao vivo com Priscila Monteiro

01/12, 19 horas, Noite Latina e música ao vivo com Helio Pinheiro

02/12, 19 horas, Noite Nordestina e música ao vivo com Paulo Cardoso

03/12, 19 horas, Noite Portuguesa e música ao vivo vom Denir Passarelli

04/12, 20 horas, Noite Italiana e música ao vivo com Célio Viana

05/12, 19 horas, Noite Gaúcha e música ao vivo com Célio Viana

06/12, 19 horas, Noite Árabe e música ao vivo com Jonathan e Alex

07/12, 19 horas, Noite Mineira e música ao vivo com Duo de Acordeon Wilma e Beatrix

Em todas as noites haverá a participação de um padre convidado e doação de alimentos não-perecíveis e produtos de higiene.

Rio das Ostras realiza VII Conferência de Meio Ambiente

Evento acontece dentro da programação da I Expo Ambiental

A Prefeitura de Rio das Ostras promove, dentro da programação da I Expo Ambiental, a VII Conferência Municipal de Meio Ambiente. O evento, que busca a efetiva participação da população na gestão ambiental do município, será realizado nos próximos dias 2 e 3 de dezembro, no Parque dos Pássaros.

Todos os riostrenses são convidados a participar da conferência, que se inicia no dia 2, às 18h. Na abertura será discutido e aprovado o regimento interno da conferência. No dia seguinte, 3 de dezembro, acontecem as palestras e debates em grupo em torno do tema “Política de Saneamento do Município”. “O evento tem por objetivo traçar políticas públicas na área ambiental para os anos de 2012 e 2013” explica o assessor da Secretaria de Meio Ambiente, Agricultura e Pesca, Ivan Noé.

O Secretário de Meio Ambiente, Max de Almeida, acrescenta que a conferência vai eleger a nova grade do Conselho Municipal de Meio Ambiente. “O conselho é formado por nove membros da sociedade civil, três membros das entidades técnicas e seis do poder público”, disse.

O credenciamento dos interessados em participar pode ser feito no próprio local, das 16h às 18h na sexta e das 8h às 10h no sábado.

Inscrições para processo seletivo do curso de Formação de Professores estão abertas
Estão abertas até esta sexta-feira, dia 25, as inscrições para participar do processo seletivo de ingresso no Curso de Formação de Professores em Nível Médio do Instituto Municipal de Educação de Rio das Ostras (Imero). Foram disponibilizadas 40 vagas e o cadastro deve ser feito na Secretaria de Educação, localizada na Rua Guanabara, nº 3603, na Extensão do Bosque, das 9h às 13h.

No ato da inscrição, os candidatos devem apresentar certidão de nascimento ou carteira de identidade (original e cópia) e duas fotos 3 x 4 recentes. O processo seletivo é constituído por prova objetiva com questões multidisciplinares, nas quais serão aferidas habilidades de leitura e resolução de problemas, além de conhecimentos gerais, totalizando 80 pontos, e redação, no valor de 20 pontos.

As provas acontecerão no dia 4 de dezembro, das 9h às 13h, no Imero, localizado na Rua Manoel Pedro Freire, s/nº, Nova Cidade. Os candidatos devem chegar ao local com uma hora de antecedência, munidos do cartão de inscrição, documento oficial de identificação com foto e caneta esferográfica azul ou preta. Os portões serão fechados às 8h50. O resultado do processo seletivo será divulgado no Jornal Oficial do dia 17 de dezembro e as matrículas acontecerão entre 2 e 10 de janeiro de 2012.



Ministério Público determina que a Prefeitura de Rio das Ostras faça licitação para permissão do uso de quiosques
Ação pública contra o município atende à Constituição Federal
Por determinação do Ministério Público – MP, que entrou com ação civil pública contra o município, a Prefeitura de Rio das Ostras terá que fazer licitação para permissão de uso de todos os quiosques existentes na cidade, como determina a Constituição Federal. Atualmente este número chega a aproximadamente 80 unidades espalhadas entre a orla, lagoa e localidades.
A ação do Ministério Público exige que sejam declaradas nulas todas as permissões para uso dos quiosques e que se faça imediatamente o processo licitatório para o uso dos mesmos, tendo em vista que não houve critério para a cessão do bem público.
A Procuradoria Geral do Município alega que os critérios para a cessão do uso foram definidos em 2002, época da publicação da Lei que dispõe sobre a implantação de quiosques na cidade. A atual administração vem defendendo a manutenção dos permissionários para não causar um impacto social e econômico nas famílias que atualmente atuam nos quiosques. “Entendemos que esta é uma situação que atende também a uma questão social, tendo em vista que famílias dependem do sustento do fruto do trabalho dos quiosques. No entanto, por prezarmos nossas ações sempre dentro da legalidade, vamos iniciar os trâmites para o processo licitatório”, declarou o procurador do município, Renato Vasconcellos.

Seminário de Negócios acontece segunda e terça
em Rio das Ostras
Evento gratuito acontecerá dias 28 e 29 de novembro
para empresários e contabilistas
A Prefeitura de Rio das Ostras, por meio da Assessoria de Indústria e Comércio, realizará nos dias 28 e 29 de novembro, o Seminário de Negócios – Contabilidade, que acontecerá no Parque da Cidade. 

O público alvo é composto por empresários, contabilistas, comerciantes e comunidade que estejam interessados em saber um pouco mais sobre contabilidade e a importância do profissional para os negócios. 

Com o tema “A importância do profissional de contabilidade no desenvolvimento do seu negócio”, o evento trará nomes importantes de entidades como o Conselho Regional de Contabilidade e Junta Comercial do Estado para falar de temas que interessam a todas as pessoas que têm ou querem ter seus próprios negócios.
A abertura do Seminário acontecerá às 13h no salão Principal do Parque da Cidade, no dia 28, com as palestras do vice-presidente do Conselho Federal de Contabilidade, Antônio Miguel Fernandes, e da secretária de Planejamento de Rio das Ostras, Rosemarie Teixeira. O evento contará também com oficinas, sempre a partir das 14h, com diversos temas.
Os interessados podem obter informações na Assessoria de Indústria e Comércio da Secretaria de Turismo, Indústria e Comércio pelos telefones (22) 2771-6425 / 2771-6430 / 9967-4535.
O Seminário de Negócios – Contabilidade é uma realização da Prefeitura de Rio das Ostras, com parceria da Junta Comercial do Estado do Rio de Janeiro (Jucerja), Conselho Regional de Contabilidade e Folhamatic Tecnologia de Sistemas.

Prefeitura de Rio das Ostras entrega carteiras de
salvatagem a 30 moradores



Qualificação gratuita, que incluiu Treinamento de Escape de Aeronave Submersa, foi promovida pela Secretaria de Ciência e Tecnologia


A Secretaria de Ciência e Tecnologia de Rio das Ostras promoveu cursos gratuitos de Salvatagem – Básico de Segurança em Plataforma, obrigatório para todos os profissionais que trabalham em unidades offshore, e de HUET – Treinamento de Escape de Aeronave Submersa. Na sexta-feira, dia 18, foram entregues as carteiras dos 30 moradores da cidade que concluíram os cursos, uma parceria da Prefeitura com a empresa de treinamento Sampling.
Todos os cursos são ministrados por intermédio do Programa Municipal de Qualificação Profissional, que atualmente oferece 760 vagas para formação profissionalizante em diferentes áreas. “A prefeitura desenvolve esse programa com o objetivo de promover a capacitação dos moradores da cidade, aumentando a oportunidade de conseguirem melhores empregos”, explica a secretária de Ciência e Tecnologia, Kátia Brandão.

VALORIZAÇÃO – Os participantes dos cursos de Salvatagem e HUET acreditam que com as duas carteiras, que têm validade de 5 e 2 anos, respectivamente, terão melhores oportunidades de trabalho. “Eu não teria condição de pagar pelos cursos, que custam cerca de R$1,5 mil, e com certeza vão me valorizar profissionalmente”, diz Bruno Gonçalves, que já atua no setor offshore.

Para Simoa Pereira Cunha, que está fazendo o curso de caldeiraria, também pelo Programa Municipal de Qualificação Profissional, a Prefeitura está de parabéns por investir na formação dos moradores da cidade.“Penso em fazer outros cursos e assim enriquecer ainda mais o meu currículo”,afirma.
Empregado recentemente no setor offshore, Iata Anderson Brito de Castro também pensa em fazer novos cursos gratuitos oferecidos pela Prefeitura. “Gostaria muito de me especializar na área de solda. Temos que aproveitar as oportunidades para crescer profissionalmente”,conclui ele.

APRENDIZADO –Durante o Curso Básico de Segurança em Plataforma (Salvatagem), os alunos têm aulas sobre Segurança Pessoal e Responsabilidade Social , Primeiros-Socorros Elementar, Prevenção e Combate a Incêndio e Técnicas de Sobrevivência Pessoal e Procedimentos de Emergência. Já no HUET – Treinamento de Escape de Aeronave Submersa aprendem sobre Segurança nas Aeronaves, Riscos das Operações sobre a Água, Procedimentos de Emergência, Uso do Bote Salva-Vidas Inflável, Técnicas de Sobrevivência no Mar, Hipotermia e Resgate da Água.













terça-feira, 22 de novembro de 2011

Festival de Frutos do Mar de Rio das Ostras movimenta economia da cidadade
A 15ª edição do Festival de Frutos do Mar de Rio das Ostras chegou ao final no domingo, dia 20, com um saldo bastante positivo. Consolidado no formato dentro dos estabelecimentos, o evento contribuiu para o aquecimento da economia do município e deixou os empresários satisfeitos com o resultado.
Numa noite de muita alegria, a Secretaria de Turismo, Indústria e Comércio anunciou os três pratos escolhidos pelo corpo de jurados e comemorou o recorde de vendas. Segundo informações dos empresários, o movimento nos restaurantes duplicou em relação ao Festival do ano passado.

O resultado do concurso gastronômico projetou novos nomes locais. O vencedor – Restaurante Yakiostras está em Rio das Ostras há apenas dois anos, e surpreendeu o corpo de jurados com um bacalhau crocante. A segunda colocação ficou com o Restaurante D’ Branco e o Mundo Gourmet, recebeu o troféu de terceiro colocado.
A proprietária do D’Branco, Saney Monte Branco destacou a parceria entre os participantes. “Esse concurso estimula uma competição muito sadia, onde cada restaurante quer ajudar o outro. Participar já é um prêmio. Este ano foi ainda melhor que ano passado, ultrapassamos os 600 pratos vendidos”, contou.
O casal Wladimir e Marcelle, do Yakiostras, era só alegria e com emoção agardeceram a hospitalidade de Rio das Ostras. “Só tenho a agradecer por Rio das Ostras ter nos recebido com tanto carinho e ter possibilitado esse sucesso”, disse Wladimir.
PREMIAÇÃO - A cerimônia de premiação contou com a presença do prefeito Carlos Augusto, dos secretários de Turismo, Alan Machado, de Comunicação Social, Carla Soares e demais secretários municipais; do presidente da Câmara Municipal, vereador Carlos Afonso; e do secretário de Estado de Desenvolvimento Regional, deputado Felipe Peixoto. Os proprietários e equipe dos 13 restaurantes participantes foram os convidados especiais, e receberam homenagens.
Maria Beatriz Duarte, conhecida como Tia Bia, recebeu das mãos do prefeito Carlos Augusto uma homenagem especial pelos muitos anos dedicados à gastronomia da cidade. O Restaurante Bartrô Bar e Bistrô também recebeu troféu de hors-concours pelo segundo ano consecutivo, e o Acarajé da Baiana, restaurante convidado, também recebeu honrarias.
Os patrocinadores Vinícola Casa Valduga e Adega Cocoricó participaram da premiação e entregaram kits de produtos para os três primeiros colocados e o voucher da viagem de visita à vinícola em Bento Gonçalves, Rio Grande do Sul. Os restaurantes também receberam um curso de Cozinheiro Profissional Básico, no valor de R$ 1400 cada, dado pela Escola Internacional de Gastronomia Casa do Chef.
O prefeito Carlos Augusto parabenizou o secretário de Turismo, Alan Machado, pela realização de mais uma edição do Festival e declarou que o evento contribui para a consolidação da atividade turística no município. “Durante o festival visitei vários restaurantes e constatei a excelência dos pratos e o cuidado com que cada profissional trabalhou durante estes dias. Percebi que o público definitivamente aprovou o modelo do evento e constatei que o Festival é muito importante para a consolidação do turismo em Rio das Ostras”, declarou.
JURADOS – O corpo de jurados, escolhido pelo Rio das Ostras Convention & Visitors Bureau, parceiro da Prefeitura no Festival, também foi homenageado. Formado pelos chefs Pedro Machado, do Sindicato de Hotéis, Bares e Restaurantes do Rio de Janeiro; Adilson Peres, do Ipanema Plaza Hotel; Brena Neves, do Hotel Confort Macaé; Henrique Aquino, da Casa do Chef; e o jornalista Osmar Soares; e Marco Navega, Vice-presidente da Federação de Convention & Visitors Bureau do Estado do Rio de Janeiro, receberam certificado de participação.


AULAS LOTADAS – O público aproveitou o Festival de Frutos do Mar para, mais que saborear os pratos, aprender sobre culinária de alto nível. Os renomados chefs Conceição Neroni, Pedro Machado e Pedro Rodrigues, e o sommelier Daniel Místico mostraram aos participantes que é possível, a partir de ingredientes simples, criar pratos diferenciados e deliciosos, além de combiná-los com bom vinho nacional. As aulas aconteceram nos dias 18 e 19, e foram sucesso de público.

O paulista Carlos Henrique participou do evento pelo segundo ano consecutivo e sempre que pode assiste às aulas. “Acho o evento fantástico para a cidade”, declarou.

Leidi Maura é moradora de Rio das Ostras e além de participar dos workshops, recebeu um presente da Casa Valduga. “Participei dos dois dias de aula e gostei muito. Como amanhã é meu aniversário, acabei ganhando um espumante para comemorar. Adorei!”.

O XV Festival de Frutos do Mar foi uma realização da Secretaria de Turismo, Indústria e Comércio, e conta com o apoio do Rio das Ostras Convention & Visitors Bureau, e patrocínio da Escola Internacional de Gastronomia Casa do Chef, Adega Cocoricó e Vinícola Casa Valduga, Só Peixes, Hortifruti Rei das Frutas, Sindicato de Hotéis, Bares e Restaurantes do Rio de Janeiro (SindRio), Italínea Móveis e Massas Renata.

Festival do Pão de Rio das Ostras premia vencedores
 Empresários do setor de panificação de Rio das Ostras participaram na noite de sexta-feira, dia 18, da festa de premiação da terceira edição do Festival do Pão. Uma realização da Prefeitura, por intermédio da Secretaria de Turismo, Indústria e Comércio. 

 O evento contou com a presença do prefeito Carlos Augusto, do secretário de Turismo, Alan Machado, e demais secretários municipais. O assessor de Indústria e Comércio, Sérgio Azevedo, conduziu a solenidade que premiou a Padaria Laticínios Rio das Ostras, como a melhor do município pelo segundo ano consecutivo.
Durante o evento foram homenageadas as padarias que participaram em cada fase do Festival e as vencedoras por itens. A 2ª colocada como melhor padaria foi a Rika, que fica no Recreio, que recebeu troféu, R$ 400 em insumos, uma balança, uma sanduicheira para sortear entre os funcionários e um lugar na caravana que vai visitar o Centro de Panificação do Firjan/Senai em Vassouras.

A melhor padaria da cidade, Laticínios Rio das Ostras, recebeu troféu, R$ 800 em insumos, uma consultoria do Sebrae, um moinho de pão, eletrodomésticos para sortear entre os funcionários e também lugar na caravana que vai visitar Vassouras. O padeiro do Laticínios também foi premiado com uma TV LCD 32” e falou sobre o evento. “Nós não somos adversários, somos parceiros. O Festival incentiva uma competição saudável”, disse Gilmar.

O prefeito Carlos Augusto parabenizou os ganhadores e a organização do Festival do Pão e prometeu aumentar o aporte da Prefeitura para a próxima edição em 2012. “O segmento de panificação é um dos que mais emprega no município e eventos como este estimulam a capacitação, a melhoria no atendimento e acaba aumentando os investimentos na cidade”, disse.

 Por falar em capacitação, o prefeito Carlos Augusto ofereceu uma vaga para cada uma das 54 padarias participantes do Festival para a próxima turma do Empretec - seminário que tem por objetivo desenvolver, nos participantes, características de comportamentos empreendedores, que está sendo promovido pela Prefeitura de Rio das Ostras em parceria com o Sebrae.
Além de agradecer a toda equipe, o assessor de Indústria e Comércio da Secretaria de Turismo, Sérgio Azevedo, falou da participação deste ano. “Nossa intenção é sempre incrementar e diversificar a produção de nossas padarias, aumentando a demanda, o consumo e gerando emprego e renda no município. Este ano tivemos um aumento de participação de 35%, isso significa que a cada ano os empresários acreditam no trabalho que fazemos de fomentar a economia do município”, disse Sérgio Azevedo.
O 3º Festival do Pão contou com a parceria do Sebrae, Firjan, Sindicato de Panificação de Niterói, São Gonçalo e Municípios, companhia Souza Cruz, Distribuidora Novamix, e a empresa local Rio das Ostras Balanças e Máquinas Ltda. 

 Segue resultado completo do Festival do Pão 2011.
Melhor Bolo
1º - Padaria Rika
2º - Ciabatta
3º - Ki Pão
Melhor Sonho
1º - Padaria Central
2º - Laticínios Rio das Ostras
3º - Ki Pão
Melhor Pão Recheado Assado
1º - Laticínios Rio das Ostras
2º - Padaria Palace
3º - Padaria Central
Melhor Pão Francês
1º - Padaria Sobral
2º - Ki Pão
3º - Laticínios Rio das Ostras


quinta-feira, 17 de novembro de 2011

Igreja Batista Nova Jerusalém: 35 anos pregando
o Evangelho em Rio das Ostras


Pr Fábio Ferreira- Vice Presidente da IBNJ,Pr Barreto (Missão Enseada),Pr Alair Carvalho-presidente da IBNJ e Pr Victor Noro(Missão Palmital)

A Igreja Batista Nova Jerusalém de Rio das Ostras,estará comemorando a partir do próximo final de semana,35 anos de Ministério no município. Presidida pelo Pastor Alair Carvalho de Souza,a igreja estará promovendo cultos de louvor e agradecimento a Deus por esse tempo em que o senhor a vem sustentando e abençoando em todos os níveis.

O Trabalho desenvolvido pela IBNJ em Rio das Ostras,começou pequenininho em um templo bem menor do que o de hoje, que funcionava no mesmo local. Naquela época poucos membros congregavam ,assim como todo trabalho que se inicia. Hoje,passados 35 anos do início do ministério, a Igreja prosperou e dela nasceram outras que também foram abençoadas e se tornaram independentes e estão em outras localidades fazendo a obra de Deus. Nos últimos 4 anos,mais duas congregações foram abertas,uma no Bairro do Enseada e outra em Palmital que juntas com a matriz formam a Nação Nova Jerusalém em Rio das Ostras . O número de membros em cada uma delas vem crescendo a cada dia e o mais importante que a quantidade, é o crescimento espiritual que cada um que ali chega vem obtendo.

As festividades terão início no próximo sábado 19 e vão até quarta-feira-23- com cultos em todos os dias sempre ás 19:30 horas.Os Pastores Alair Carvalho e Fábio Ferreira convidam a todos para estarem juntos com a IBNJ se alegrando, festejando e principalmente agradecendo a Deus por esse tempo em que a Igreja tem sido abençoada e sustentada embaixo de uma Unção de Excelência. A IBNJ fica na Rodovia Amaral Peixoto ao lado da loja Novo lare-quase de esquina com a Rua Bangu.

quarta-feira, 9 de novembro de 2011



Complexo do Alemão: O Juros de uma fatura não
 paga e ignorada.
O Complexo do alemão há 10 anos atrás, não era uma potência do tráfico de drogas ao qual notamos no ano passado depois da invasão das forças nacionais, mas cresceu e tornou-se ao longo desses 10 anos, um ambiente com grande concentração de pessoas abandonadas pelo poder público, carentes de referências e influenciadores que praticam o bem,principalmente as crianças,jovens e adolescentes.
Por sua vez o mal através da bandidagem e do tráfico de drogas ocupou esse lugar de carência e influenciou milhares de jovens e adolescentes  a se infiltrarem no crime e para atingir esse  objetivo, utilizavam bailes funk,festas,um verdadeiro lugar sem lei,onde a prostituição e a falta de valores morais e comportamentais eram absurdamente celebrados.
Resultado:No decorrer dos anos, aumentou-se o número de adolescentes e jovens no crime,o número de viciados cresceu absurdamente, a economia do tráfico cresceu e montou guerrilha. Os traficantes ficaram cada vez mais bem armados e com maior poder aquisitivo para comprar autoridades que colaboravam com esse braço do inferno. 
O Estado,alienado a esse crescimento silensioso que os olhos dos governantes não enxergava, foi obrigado a no ano passado, enxergar o tamanho do problema que ele mesmo criou. Criou como? Se omitindo de sua responsabilidade de ser o supridor de educação,de qualidade de vida,de igualdade e de dignidade as pessoas não só do complexo do alemão mas de vários outros complexos espalhados pelo Rio de Janeiro.
A Vida cobra e a fatura não paga cresceu com juros altíssimos e para tentar minimizar tal dívida, teve que envolver toda uma força de exército nacional,para combater uma favela.
Aprendizado: Aonde o bem, as coisas boas,a luz, as pessoas de caráter deixam de serem referências e influenciadoras,o mal sempre terá algo para suprir essa carência. Vamos cuidar das crianças,dos nossos jovens,dos nossos adolescentes. Todos nós, que não aceitamos ver o mal e a violência tomando conta de nossos estados,cidades,vamos ser influenciadores e proclamarmos os valores do bem, vamos condenar os mals comportamentos e celebrar o que traz a vida, o que é bom,justo e agradável. Vamos celebrar o amor em todo o tempo e cada um fazendo sua parte estaremos contribuindo para que dias melhores venham.

Quanto ao estado,fica o aprendizado que é melhor educar hoje,invadindo as favelas com educação,qualidade de vida e respeito do que um dia ter que usar material bélico. Causando sofrimento,mortes e sem que a raiz do problema seja resolvido.