quinta-feira, 8 de março de 2012

Major da PM Priscilla Azevedo recebe prêmio internacional

A Major Pricilla Azevedo, da Polícia Militar do Rio de Janeiro, é uma das dez vencedoras do Prêmio Internacional Mulheres de Coragem 2012, a ser entregue pela secretária de Estado, Hillary Rodham Clinton, em Washington, DC, nesta quinta-feira, 8 de março. A premiação terá como convidada especial a primeira-dama Michelle Obama, a embaixadora-geral para Assuntos Globais da Mulher do Governo dos EUA, Melanne Verveer, e outros dignitários americanos e estrangeiros. Entre as convidadas especiais deste ano estão Leymah Gbowee e Tawakkol Karman, ganhadoras do Prêmio Nobel da Paz de 2011. O evento será realizado a partir das 13h no horário de Brasília (11h, hora local) no Auditório Dean Acheson do Departamento de Estado dos EUA.


O prestigiado Prêmio Internacional Mulheres de Coragem, concedido pelo Departamento de Estado, reconhece anualmente mulheres do mundo todo que demonstraram liderança e coragem excepcional na defesa dos direitos e do empoderamento das mulheres, muitas vezes com grande risco pessoal. Desde o lançamento deste prêmio em 2007, o Departamento de Estado homenageou 46 mulheres de 34 países.

Após a cerimônia de premiação, as Mulheres de Coragem viajarão para dez cidades americanas para atividades com contrapartes americanas por meio do Programa de Visitas de Líderes Internacionais – Bozeman (Montana), Cincinnati (Ohio), East Lansing (Michigan), Indianápolis (Indiana), Jackson (Wyoming), Cidade do Kansas (Missouri), Mineápolis (Minnesota), Pensacola (Flórida), St. Louis (Missouri), Salt Lake City (Utah) e Seattle (Washington). A visita das premiadas aos EUA teve início em 5 de março com uma parada em Pittsburgh.

Conheça melhor a Major Pricilla de Oliveira Azevedo

Pricilla de Oliveira Azevedo é Policial Militar e atualmente trabalha como Coordenadora Geral de Programas Estratégicos para as Unidades de Polícia Pacificadora (UPPs) da Secretaria de Segurança do Estado do Rio de Janeiro (SESEG).

Major Pricilla Azevedo se juntou à corporação em 1998, e após sua formatura, em 2000, começou a trabalhar em batalhões de polícia e operações de repressão nas ruas da cidade. Em 2007, Major Priscilla Azevedo demonstrou extrema coragem e compromisso com suas responsabilidades ao prender uma quadrilha de bandidos que a havia sequestrado.

Com sua coragem e sucesso, a Secretaria de Segurança do Estado do Rio de Janeiro (SESEG) convidou a Major para comandar a primeira UPP no Rio de Janeiro, na comunidade Santa Marta, função que desempenhou entre 2008 e 2010. Nesta função, ela comandou 125 Policiais Militares numa área com 9 mil moradores e um Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) muito baixo. Durante seus dois anos no Santa Marta, a Major Pricilla Azevedo conseguiu eliminar o tráfico de drogas na comunidade, criou modelos de mediação de conflitos, trabalhou com instituições de nível municipal e estadual para melhorar o serviço de saúde e de coleta de lixo, aumentou as oportunidades de treinamento técnico e educacional e desenvolveu uma bem-sucedida feira de artesanato na comunidade.

Ela é a policial com o cargo mais alto no programa das UPPs, e a primeira mulher a ocupar uma posição estratégica na Superintendência de Planejamento Operacional da SESEG. Ela já recebeu condecorações das Câmaras de Vereadores das cidades do Rio de Janeiro, Tanguá e Itaboraí. Ela também foi premiada com a Medalha de 50 Anos da Força Brasileira das Nações Unidas. Em 2009, a Revista Veja deu à Major Pricilla o Prêmio de Personalidade do Ano, com o título de “Defensora da Cidade”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário