quarta-feira, 26 de outubro de 2011

Macaé é oficialmente a Capital do Petróleo

Projeto de lei do deputado Sabino que intitula Macaé foi aprovado na Alerj


Foi aprovada nesta terça-feira, dia 25, em discussão final, o projeto de lei de autoria do deputado Sabino (PSC), que declara o município de Macaé "Capital do Petróleo" no Estado do Rio de Janeiro. O governador Sérgio Cabral tem 15 dias para sancionar e transformá-lo em lei. Em discurso, Sabino falou sobre a importância do projeto de lei neste momento em que o substitutivo do senador Vital do Rêgo (PMDB-PB), que redivide todas as receitas da exploração do petróleo, incluindo aquelas nas áreas já licitadas, foi aprovado no Senado.

Segundo o deputado, é necessário chamar a atenção do Brasil inteiro, e do Estado, para a questão dos municípios produtores de petróleo e de Macaé, que é uma importante cidade produção de petróleo. “Esses municípios estão profundamente ameaçados no seu presente e no seu futuro, uma vez que se modifica, por decisão do Senado e da Câmara Federal, o modelo de distribuição de royalties, inclusive dos contratos já existentes”, ressaltou Sabino.

O deputado falou ainda sobre a necessidade de reconhecer essas cidades e os impactos que elas sofrem com a exploração do petróleo e ainda alertou para as consequências que a perda dos royalties pode trazer. “Municípios como Campos, Macaé e Rio das Ostras, como tantos outros no País inteiro e no Estado, que produzem petróleo, que veem as suas populações multiplicadas, que têm um crescimento absurdo, talvez não possam vir a contar, no futuro, com os royalties para minorar as dificuldades que sofrem, particularmente com a migração intensa de população”, frisou o deputado.

O deputado Rafael Picciani (PMDB) elogiou a iniciativa de Sabino e falou sobre a possível perda dos royalties. “Essa riqueza, abundante em nosso Estado, está tão ameaçada neste momento. Para o futuro e a perspectiva de crescimento de nosso Estado, é de grande relevância respaldar e demonstrar a importância que nós damos ao Município de Macaé e à exploração do petróleo em toda aquela região”, destacou Picciani.

A possível quebra do pacto federativo pelas Câmaras Legislativas do nosso País foi uma questão colocada pelo deputado André Lazaroni (PMDB). “A Assembleia precisa estar junta na luta com o governo do Estado. Aprovar essa matéria demonstra a nossa preocupação com os municípios que são afetados pela produção de petróleo. Devemos dar as mãos ao Governador nessa luta. Esta Assembleia deve ser coautora da possível ADIn (Ação Direta de Inconstitucionalidade) que o Governo do Estado vai propor ao Supremo Tribunal Federal.”, pontuou Lazaroni.

PERDA- O substitutivo, caso sancionado pela presidente Dilma Rousseff, fará os municípios produtores passarem da fatia de 26,25% no bolo dos royalties para 17% em 2012, chegando gradativamente a 4% em 2020. O projeto de lei que redistribui os royalties do petróleo aprovado na semana passada pelo Senado retiraria dos municípios atualmente contemplados por estes recursos 49,8 bilhões de reais de 2012 a 2020, calcula a Secretaria de Desenvolvimento do Estado do Rio de Janeiro.

Para os estados produtores – basicamente Rio de Janeiro e Espírito Santo –, o estudo projeta uma perda de 39 bilhões de reais nos próximos nove anos, como decorrência de uma nova forma de dividir as receitas entre todas as unidades federativas.

Conferência Iluminar acontece no próximo final de semana
em Rio das Ostras


Nos dias 28,29 e 30 de outubro estará acontecendo  na Igreja Batista Nova Jerusalém de Rio das Ostras, a Conferência Iluminar.
O Objetivo  é unir jovens e adolescentes que buscam  verdadeiramente viver pelos princípios de Jesus Cristo, não de uma maneira religiosa, mas entendendo que o chamado de Deus para os que ouvem a sua voz é de ser Luz para esse mundo.
“O Mundo contemporâneo vive momentos difíceis, vemos a cada dia nos noticiários e nos programas de televisão acontecimentos lamentáveis. Comportamentos promíscuos são valorizados e as maldades do mundo estão mais evidentes do que as coisas boas.Mas creio que isso pode ser mudado porque o bem é maior e o que precisa é que o lado bom não se cale mas manifeste de fato a sua Luz e Deus me diz na bíblia que os que ouvem sua voz tem o compromisso de ser a Luz do Mundo” afirmou Rodrigo Oliveira membro da Juventude Iluminar.
A Conferência está sendo organizada pelo departamento de Jovens e Adolescentes  e terá início na sexta-feira dia 28 de outubro as 19:30  com a participação de Klênio e banda, trazendo muita música, adoração e alegria.
Já no sábado-29- a programação acontecerá  durante todo o dia e será necessário que os interessados em participar façam uma inscrição.
Maiores informações sobre a conferência você pode obter acessando o site www.ministerioiluminar.com ou então ligando para o líder dos jovens da IBNJ Bruno Furtado 0xx22 9836-0871 ou Douglas Ismerim 9981 0161. As inscrições já estão abertas e toda a comu-nidade de Rio das Ostras está convidada a participar.
“Não se trata de um evento religioso porque o evangelho não é religião mas uma proposta de vida, sendo assim estão todos convidados, seja qual for sua crença, sua fé, todos serão bem vindos e irão somar junto conosco para sermos a luz do mundo. Não é só para jovens não. A faixa Etária que não pode participar do evento é somente aqueles que tem acima de 150 anos. Esses estão proibidos”disse Rodrigo com bom humor.

Ministro Orlando Silva deixa o ministério dos esportes


O ministro-chefe da Secretaria Geral da Presidência da República, Gilberto Carvalho, confirmou nesta quarta-feira que o ministro do Esporte, Orlando Silva, deixará o cargo. A situação dele à frente do Ministério do Esporte ficou insustentável após a revelação, feita pelo policial militar João Dias a VEJA, de seu envolvimento em um esquema de corrupção.
Segundo Carvalho, a abertura de inquérito para investigar o comunista, pelo Supremo Tribunal Federal (STF), foi determinante para que o governo chegasse a essa decisão.
A hipótese mais provável é que o PCdoB continue com o comando da pasta, informou. A tendência é que o atual secretário-executivo do Ministério do Esporte, Waldemar Manoel Silva de Souza, assuma o cargo interinamente. Os termos da sucessão serão definidos em uma reunião ainda nesta quarta, entre a presidente Dilma Rousseff e o ministro Orlando Silva.
Há pouco, Orlando Silva postou uma mensagem em seu perfil no Twitter. "Estou agora a caminho do Palácio do Planalto para um encontro com a Presidenta Dilma".
Braço direito - Assim como Orlando Silva, Souza é natural de Salvador, na Bahia. Nascido em 1966, ele integra a direção estadual do PCdoB no Rio de Janeiro e foi o braço direito de Orlando Silva no ministério. Seguindo ordens do chefe, Souza constituiu uma Comissão de Sindicância em 24 de outubro para investigar as revelações de VEJA.
O escândalo envolvendo Orlando Silva chegou a respingar no secretário-executivo. O policial militar João Dias Ferreira, que denunciou o esquema de corrupção na pasta, disse ter, entre as provas das irregularidades, o áudio de uma reunião de abril de 2008 que teve a presença de Souza e de outros três integrantes da cúpula do ministério.
Se nenhuma outra novidade aparecer, Souza deve continuar no cargo até o começo de 2012, quando Dilma Rousseff programa fazer uma reforma ministerial.

Secretaria de Bem-Estar Social realiza várias atividades na Semana do Idoso
Evento termina com uma grande caminhada pela cidade
A terceira idade vai estar com a agenda lotada entre os dias 9 e 13 de novembro. A Prefeitura de Rio das Ostras, por meio da Secretaria de Bem-Estar Social, promove neste período a Semana do Idoso 2011 com a realização de diversas atividades para os integrantes do Projeto Feliz Idade e para a terceira idade em geral.
A abertura oficial começa na quarta-feira, dia 9, com uma homenagem dos servidores da Secretaria ao Projeto Feliz Idade. Em seguida estão previstos apresentações de dança do grupo Pérolas do Amanhã, do Centro de Referência e Assistência Social Sul; e um show com Baiaco do Forró.
Na quinta-feira, dia 10, a programação começa com a exibição, às 14h, do filme Feliz Idade. Em seguida acontecerão apresentações de Dança Sênior, do Polo de Cantagalo, do Centro Integrado de Convivência Ernestina Jorge Pereira, show de talentos, dança de rua, atividades de recreação com o Lions Clube e um aulão de alongamento.
A programação de sexta começa com as apresentações dos Centros Integrados de Convivência Neli Tâmara e Dr Gilberto Sobral Barcellos, do Polo de Rocha Leão, show de talentos, aulão de alongamento e termina com um animado forró eletrônico.
O Grupo de Folclore Abaetés – Hiran Sereni, do Rio de Janeiro, abre a programação de sábado, dia 12, com uma apresentação de dança. Em seguida, o público poderá assistir a dança “Flash Back”, do Feliz Idade e o coral Suave Caminho. O encerramento do dia será com o “Arriba Saia”.
No domingo, o dia começa com um café da manhã às 7h e em seguida todos estão convidados para a Caminhada da Primavera, pelas ruas da cidade.

Cinema na Rua apresenta Festival de Filmes em Rio das Ostras

O Projeto Cinema na Rua, desenvolvido pela Secretaria de Comunicação Social da Prefeitura de Rio das Ostras, está preparando um grande festival de filmes para a população. Serão exibidos cinco filmes de sucesso de público e crítica em cinco localidades diferentes entre os dias 28 de outubro e 6 de novembro, sempre ás 19h30, com entrada franca.

Nos dias 28 e 29, o Projeto estará na localidade de Cidade Praiana, na rua B, entre o Posto de Saúde e a Escola Municipal Rio das Ostras. Na sexta-feira a população irá assistir ao filme “A Era do Gelo 3”. Já no sábado, a comunidade vai poder ver ao desenho “Meu Malvado Favorito”.
Nos dois últimos dias do mês de outubro, o Projeto se desloca para a Praça do Trem, em Rocha Leão. O infantil “Rio – o Filme” será a atração no domingo, dia 30. Na segunda, dia 31, a criançada vai se divertir com “A Era do Gelo 3”.
O mês de Novembro começa com tudo. Nos dias 1º e 2, o Cinema na Rua estará no Parque Zabulão, na Praça Durval de Souza Pamplona. Na terça-feira, o desenho “Como Treinar Seu Dragão” vai animar o público. Já no feriado de quarta-feira, será exibido o filme “Crônicas de Nárnia 3 – A Viagem do Peregrino da Alvorada”.
Quem quiser ver o Cinema na Rua no Jardim Mariléa, deve marcar na agenda os dias 3 e 4 de novembro. Na quinta, o público vai assistir “Como Treinar Seu Dragão” e na sexta “Crônicas de Nárnia 3 – A Viagem do Peregrino da Alvorada”.
O Festival de Filmes se encerra na Praça São Pedro, no Centro, nos dias 5 e 6 de novembro. No sábado, será apresentado o desenho “Rio – o Filme” e no domingo, a atração será “Meu Malvado Favorito”.
Durante todos os finais de semana, até dezembro, acontecerão apresentações em vários bairros da cidade. O objetivo é levar entretenimento, lazer e mensagens educativas relacionadas ao meio ambiente, relações humanas e qualidade de vida à população.
As exibições acontecerão sempre em datas especiais como feriados e férias, além de projeções em outros dias da semana. Os filmes escolhidos são sempre sucessos de bilheteria e que transmitem mensagens interessantes, principalmente para o público infanto-juvenil.
 Município de Rio das Ostras faz convênio com o Programa Estadual de Integração na Segurança

O prefeito Carlos Augusto recebeu na última semana em seu gabinete, o tenente-coronel Jerson Reis, da Polícia Militar do Estado do Rio de Janeiro, para conhecer o Programa Estadual de Integração na Segurança – Proeis. A reunião contou com a presença do presidente da Câmara, Carlos Afonso; do secretário de Ordem Pública e Controle Urbano, coronel Sérgio Pinto; dos vereadores Ademir Mendes, Alcemir Jóia, Luiz Roberto da Silva e Rosenildo Viana, e de representantes do Conselho Comunitário de Segurança.
O programa, que tem como gestor o tenente-coronel Odair Lopes Júnior, tem como objetivo aproximar o policial militar da comunidade em geral, aumentando a sua presença nas ruas com a finalidade de prevenir delitos, por meio de ações de fiscalização e proteção de bens, serviços e instalações públicas e privadas, com base no convênio firmado com o Estado.
Os policiais militares que ingressarão no Projeto terão que ser voluntários e aptos a trabalharem em turnos de oito horas, durante os períodos de folga na corporação.
Dentre as vantagens da assinatura do convênio destacam-se o aumento da interação entre os setores públicos e do vínculo entre o policial militar e a comunidade para qual ele presta o serviço e atendimento. Os procedimentos para assinatura do convênio já estão em tramitação entre o Poder Executivo e o Governo do Estado.
Durante a apresentação do programa, o sub-gestor, tenente-coronel Jerson, explicou que os policiais atenderão a determinações do Poder Executivo durante o serviço. “O comando do policiamento será feito pela própria Prefeitura porque é quem sabe a real necessidade dos locais em que necessitam um maior patrulhamento”, disse.
Com relação a escolha dos policiais que estarão de serviço, o tenente-coronel Jerson informou que eles precisam ter uma conduta ilibada para poder fazer parte do Projeto. “Os policiais serão avaliados e obrigados a seguir as normas de conduta da corporação. Portanto não podem ter uma mancha sequer para ingressar nesta ação. Mesmo assim, caso o contratante, no caso a Prefeitura, não esteja satisfeita com o desempenho, ele poderá ser substituído por outro profissional”, declarou.
Para o prefeito Carlos Augusto, o convênio vai permitir uma integração maior entre o município e o Estado, por meio da Polícia Militar. “Esta parceria ‘com Rio das Ostras é antiga e benéfica porque conseguimos aumentar o efetivo de policiais militares na cidade visando garantir ainda mais a segurança para a população”, garantiu.
Segundo o secretário de Ordem e Pública e Controle Urbano, coronel Sérgio Pinto, esta é uma oportunidade de garantir ainda mais a segurança no município. “O trabalho que já está sendo feito na área de segurança será ampliado com este convênio. É um grande investimento que vamos continuar fazendo para dar mais tranqüilidade à população”, informou.

Nenhum comentário:

Postar um comentário