quinta-feira, 22 de março de 2012

Casa da Cultura recebe índios pataxós

Alunos de escolas das redes municipal e particular de Rio das Ostras, além da comunidade em geral, vão poder conhecer artesanatos, lendas e rituais dos índios pataxós. Na próxima semana, de segunda-feira a sexta-feira, dia 30, a Casa da Cultura Bento Costa Júnior recebe os indígenas da Barra Velha, localizada no Parque Nacional Monte Pascoal, primeira aldeia brasileira a ter contato com outra civilização, no caso os portugueses, que aportaram no sul da Bahia em 1500. Os pataxós vão mostrar os seus trabalhos artesanais e danças, além de contar um pouco da história do povo. A exposição pode ser visitada das 9h às 18h e as apresentações acontecem das10h às 12h e das 15h às 17h.

“Existimos ainda porque respeitamos nossa soberania e a mãe natureza. A nação indígena mantém um milionário conhecimento da medicina, de cura, ciência, proteção ambiental, convívio, organização social, de formação política e econômica”,explica Arassari Pataxó. Segundo ele, o projeto “Todo dia é dia de índio” foi criado com o objetivo de levar, especialmente aos estudantes, conhecimento da tradição e cultura indígenas, inclusive das plantas medicinais, meio ambiente e preservação da natureza.

A Casa da Cultura João Bento Costa Júnior fica na Rua Dr. Bento Costa Jr., 70 – Centro. Funcionamento de segunda a sexta-feira, das 9h às 18h, sábados, das 14h às 18h, e domingos, das 10h às 18h.

Nenhum comentário:

Postar um comentário