sábado, 28 de maio de 2011

 Sabino e Beltrame articulam mais segurança para o Interior



 Preocupado com a segurança nos municípios do interior do Estado, o deputado Sabino (PSC) se reuniu com o Secretário de Segurança Pública do Estado do Rio de Janeiro, José Mariano Beltrame, na terça-feira, dia 24, na Secretaria, para solicitar ações preventivas de segurança pública.
O prefeito de Casimiro de Abreu, Antonio Marcos, também participou da reunião e junto com Sabino solicitou a ampliação da delegacia na sede do município e a implantação de uma Delegacia Legal no distrito de Barra de São João.
Sabino disse ao secretário Beltrame que recebe reclamações diárias dos moradores de Rio das Ostras e Macaé sobre a falta de segurança. Por isso, pediu aumento do efetivo da Polícia Militar para o trabalho preventivo, e mais agentes da Polícia Civil, a fim de que as investigações sejam mais rápidas e eficientes. O deputado também solicitou a ampliação da Delegacia Legal de Rio das Ostras e pediu agilidade no processo de implantação do Batalhão da Polícia Militar no município.
Beltrame apresentou ao Sabino o programa em que os policiais militares vendem as folgas para trabalhar no reforço do efetivo em locais públicos (Proes). Isso acontece por meio de um convênio entre o estado e a prefeitura interessada. No Rio, 240 policiais já trabalham neste sistema. “A prefeitura paga a folga dos policiais, que podem fazer a segurança de determinados lugares. Essa seria uma boa solução para estes municípios do interior que tem possibilidade de trabalhar com prevenção”, falou o secretário de segurança.


Padaria Escola de Rio das Ostras qualifica mais de 90 cidadãos

Além de profissionais, dezenas de moradores aprenderam
a fazer pizzas e pães recheados

A Padaria Escola de Rio das Ostras, coordenada pela Secretaria de Turismo, Indústria e Comércio, realizou mais um curso de qualificação profissional. Panificadores, pizzaiolos e cidadãos participaram do curso gratuito de pizzas e pães recheados, ministrado na semana passada, em três turmas.
O objetivo dos cursos de qualificação é abrir novos mercados para os profissionais e garantir fonte de renda ao cidadão. A qualificação foi feita em parceria com a empresa Nova Mix Distribuidora de Insumos, que cedeu os técnicos para ministrar o curso.
Já estão sendo preparados novos cursos para o próximo mês. Segundo a coordenadora da Padaria Escola, Jaqueline Magioli, as aulas deverão ser de bolos.

Píer de Costazul ganha melhorias

A Secretaria de Serviços Públicos está fazendo melhorias no píer do emissário submarino, na praia de Costazul. Em função das fortes ondas e da ressaca do mar, a ancoragem do local está sendo reforçada para garantir mais segurança à população.
A Secretaria de Serviços Públicos está fazendo melhorias no píer do emissário submarino, na praia de Costazul. Em função das fortes ondas e da ressaca do mar, a ancoragem do local está sendo reforçada para garantir mais segurança à população.

Rio das Ostras comemora Semana Estadual da Adoção


Dra. Vera Lúcia, diretora da Casa da Mulher, o prefeito Carlos Augusto, a presidente do Grupo Adote,
Tânia Saldanha, com o marido Pedro e o filho Lucas

As comemorações da Semana Estadual da Adoção em Rio das Ostras começaram na manhã de domingo, dia 22, com a III Caminhada da Adoção, na orla da Praia de Costazul. O evento reuniu famílias, grupos da sociedade civil organizada e autoridades, que demonstraram o interesse pela causa.
O prefeito Carlos Augusto prestigiou a caminhada organizada pelo Grupo de Apoio à Adoção de Rio das Ostras (Adote), e que contou com a participação também da secretária de Bem-estar Social, Márcia Almeida, e servidores municipais.
A equipe de Educação da Vigilância em Saúde da Prefeitura Municipal aproveitou a caminhada, que reuniu mais de 160 pessoas, para divulgar o trabalho de combate à Dengue na cidade e sensibilizar a população para o controle do mosquito.

Secretaria de Saúde de Rio das Ostras investe na
qualificação dos profissionais

Cursos e seminários focam a segurança do servidor e a qualidade do atendimento ao cidadão.


A Secretaria de Saúde de Rio das Ostras tem um trabalho contínuo de qualificação profissional dos servidores, sempre voltado para a atualização e segurança do profissional e a melhoria no atendimento ao cidadão.
Desde abril, profissionais de vários segmentos da rede municipal de saúde estão participando do Projeto de Treinamento e Desenvolvimento voltado para a Humanização, que faz parte da política de Gestão de Pessoas desenvolvida pela Secretaria de Saúde. Os funcionários das unidades de recepção dos pacientes já passaram pelo curso e agora, são as lideranças (gerentes e gestores de unidades) que passam pela qualificação. Os encontros semanais são ministrados pelas psicólogas da rede Danielle Marinho e Daniela Assumção, que falam sobre a melhoria do ambiente de trabalho, do relacionamento em equipe e, consequentemente, do atendimento aos pacientes.
Seminário - Nesta quarta-feira, dia 25, a Comissão Municipal de Controle de Infecção Hospitalar (CCIH) realizou o Seminário de Biossegurança, no auditório do Hospital Municipal. Destinado a enfermeiros, médicos e gestores de unidades, o evento recebeu palestrantes que abordaram temas como a importância da lavagem das mãos, acidentes biológicos, biossegurança e legislação de enfermagem.
Segundo a enfermeira Adriana Barbosa, membro executor da CCIH, o objetivo do seminário foi de promover a conscientização para o processo, cuidados, avaliação e diminuição dos riscos.
Esse foi o primeiro trabalho da Comissão que pretende ampliá-lo para incentivar o hábito de buscar conhecimento e aumentar a qualidade do serviço entre os profissionais da rede municipal de saúde.
A enfermeira e fiscal do Coren – Conselho Regional de Enfermagem, Janaína Magalhães, falou sobre biossegurança e legislação e parabenizou a iniciativa. “O trabalho de educação em saúde é muito importante. Nós só vamos melhorar nosso dia-a-dia se nos prepararmos e exigir atitudes corretas”, elogiou Janaína.

Projeto Estética e Beleza na Praça agrada moradores
de Rio das Ostras

O Projeto Estética e Beleza na Praça, da Prefeitura Municipal, realizado por meio da Secretaria de Turismo, Indústria e Comércio, é um verdadeiro sucesso. Somente no primeiro dia de atendimento na Praça São Pedro, mais de 200 pessoas mudaram o visual, inteiramente grátis. Dezenas de profissionais realizaram serviços como corte, escova, análise capilar, hidratação, massagem corporal e facial, depilação facial egípcia, limpeza de pele, escovas progressivas, além de “transformações”, que agradaram o público. O atendimento é feito por distribuição de senhas.

O Estética e Beleza na Praça é um projeto itinerante que visitará as principais praças dos bairros. O objetivo é, além de oferecer serviços gratuitos à população, difundir a importância da qualificação profissional desta mão-de-obra específica. O evento é uma parceria da Prefeitura com o Centro Técnico Rodrigo Tavares Terapia & Estética e conta com apoio da Bioextratus Indústria de Cosméticos, que levou o caminhão-camarim até o Centro de Rio das Ostras.
A moradora de Cidade Beira-Mar, Maria da Paz Sales, de 76 anos, ouviu no rádio a propaganda e foi com uma amiga à praça. Foi muito bem recebida e lavou, cortou e escovou os cabelos. “Foi rápido! Eu adorei o corte, estou me sentindo mais nova. Tomara que tenha sempre isso em Rio das Ostras”.
A jovem Thayssa Santos estava passando pela Praça São Pedro e viu a movimentação. Chegou achando que iria fazer uma hidratação capilar e ganhou uma verdadeira transformação. Corte, hidratação, escova e maquiagem, mudaram o visual da moradora do Recreio. “Fiquei diferente. Gostei muito”, disse.
Parcerias – Professores e alunos do Centro Técnico Rodrigo Tavares Terapia & Estética não mediram esforços para agradar o público. Da massagem à escova progressiva, passando pela limpeza de pele e hidratação, todos aprovaram os serviços. Rodrigo Tavares, disse que o principal é apostar no profissionalismo para um bom resultado.
O Camarim Bioextratus também recebeu grande público a espera de uma “transformação”. O caminhão já passou por toda região fazendo a divulgação dos produtos e esta parte social de oferecer serviços gratuitos. “Por isso nos juntamos à Prefeitura neste projeto que tem esse objetivo de levar à comunidade serviços de beleza”, explicou Lailza Barcelos, diretora comercial da Bioextratus.

Rio das Ostras sedia etapa regional do Campeonato
Brasileiro de Magic

Jogadores se reunirão no Shopping Mariléa neste sábado, dia 28

Cidade com jovens que utilizam a criatividade, raciocínio e estratégia para jogar Magic – um jogo de cartas colecionáveis, que virou mania no Brasil, Rio das Ostras este ano vai sediar duas etapas regionais do Campeonato Brasileiro. A primeira acontecerá neste sábado, dia 28, a partir das 10h.
A equipe formada por seis jogadores, o SX Team, vem levando o nome de Rio das Ostras pelo País e por conta disso tem recebido o apoio da Secretaria Municipal de Turismo, Indústria e Comércio.
Essa mania chegou a Rio das Ostras há mais de três anos e hoje a cidade já tem mais de 30 jogadores. Em 2009, Luiz Alves, integrante da equipe local, foi o vencedor do Circuito Sudeste dentre 300 competidores e no ano passado o TX Team conquistou sete das 10 vagas do Estado no Campeonato Nacional Legacy, disputado em São Paulo.
As classificatórias do Brasileiro 2011 já começaram. O Rio de Janeiro está participando com cinco Regionais, duas delas serão disputadas em Rio das Ostras. “A cidade foi escolhida pela sua tradição em competições de Magic e pelos resultados conquistados nos dois últimos anos”, contou Rodrigo Fones.

Guardas da Inspetoria de Proteção Ambiental de Rio das Ostras apreendem material de pesca ilegal

Guardas Municipais da Inspetoria de Proteção Ambiental apreenderam dezenas de materiais de pesca ilegal no último sábado, dia 21. Duas tarrafas, 10 alçapões de guaiamum, 26 redes de arraste, três puçás, entre outros equipamentos proibidos em águas que não têm ligação com o mar foram encontrados no rio Jundiá por uma equipe da Secretaria de Ordem Pública e Controle Urbano. De acordo com o inspetor de Segmento, Tenente Rangel, nesse rio, só é autorizada a pesca artesanal, por meio de vara, linha e anzol.
A bióloga Monique Almeida, da Inspetoria de Proteção Ambiental, informa que todo pescador deve requerer sua licença para a pesca junto ao IBAMA ou pelo site do órgão, o WWW.ibama.gov.br, onde poderá receber todas as orientações quanto aos equipamentos que podem ou não ser utilizados, a fim de não cometer crimes ambientais.
Denúncias podem ser feitas pelos telefones 2760-6236 ou 153.


quarta-feira, 18 de maio de 2011

Sabino solicita unidade da FAETEC para Rio das Ostras.


Em visita a sede estadual da Faetec no bairro Quintino no Rio de Janeiro, o deputado Sabino discutiu com o presidente da instituição, Celso Pansera, a implantação de unidades de escolas profissionalizantes para Rio das Ostras, Casimiro de Abreu e Tamoios.
A Faetec (Fundação de Apoio à Escola Técnica do Estado do Rio de Janeiro) oferece educação profissionalizante gratuita em diversos níveis de ensino, privilegiando a formação profissional como fator importante na formação do indivíduo e na inclusão social. Seus diversos cursos são considerados de alto nível, possibilitando aos alunos obterem emprego.Em encontro anterior com o presidente da Faetec na audiência pública promovida pela Comissão de Educação da Assembleia Legislativa do Rio (Alerj), o deputado Sabino já havia incluído a solicitação para implantação das escolas técnicas nos municípios , tendo recebido sinalização positiva do professor Celso Pansera.Durante a reunião na sede na Faetec, o deputado Sabino fez contato telefônico com o prefeito do município de Rio das Ostras, que colocou a disposição a equipe técnica da Secretaria Municipal de Ciência e Tecnologia para um encontro em Rio das Ostras com os profissionais da fundação a fim de agilizar o início dos cursos para os riostrenses antes mesmo da construção ou aluguel para instalações apropriadas pela Faetec.O presidente Celso Pansera destacou que a construção das unidades da Faetec é muito rápida, uma vez que é utilizado um sistema de módulos, e declarou: “Com o terreno, teremos brevemente uma Faetec em Rio das Ostras, afinal, a cidade está em constante crescimento e precisamos colocar nossos trabalhadores já qualificados à disposição do mercado de trabalho”, conclui Celso.
Sabino destacou a importância dessa escola profissionalizante para Rio das Ostras e toda região “Precisamos garantir o acesso ao ensino profissionalizante para os moradores. O nosso estado está recebendo grandes investimentos e vai continuar crescendo e somente com habilitação, as pessoas terão oportunidade de conseguir o tão sonhado emprego”, afirma Sabino. Nos próximos dias será agendado a visita de trabalho de Sabino acompanhado da equipe técnica da Faetec, para uma reunião com os técnicos da prefeitura para definir as medidas a serem tomadas para implantação da Faetec.

Núcleo de Atenção à Saúde do Adolescente de Rio das Ostras comemora quatro anos.


O Programa de Saúde do Adolescente, da Secretaria de Saúde de Rio das Ostras tem muito a comemorar. Na semana passada, o núcleo de atendimento de Nova Cidade do Núcleo de Atenção à Saúde do Adolescente – Nasa festejou quatro anos de implantação com uma tarde de integração entre adolescentes e equipe técnica.
Os adolescentes atendidos em Nova Cidade prepararam, especialmente para a data, uma esquete sobre sexualidade e gravidez e apresentaram para os profissionais da unidade, alguns convidados e outros jovens. “Com a linguagem própria dos adolescentes, eles mostraram o resultado do trabalho que fazemos com eles de esclarecimento e troca de informação. Foi muito importante isso”, contou Andréa Viana, gerente do Programa de Saúde do Adolescente. Em seguida, todos os profissionais envolvidos no atendimento e os jovens cantaram parabéns para o Núcleo.
Os dados estatísticos do Nasa no município são muito positivos neste último ano. O grande número de adolescentes que aderiu ao atendimento - só em 2010, foram 1736 atendimentos – e a diminuição da taxa de gravidez na adolescência nos três últimos anos são bons motivos para comemorar.
Em 2010 foram atendidas 125 gestantes, com idade entre 12 e 17 anos, e 92 grupos foram realizados. Somente nos grupos de reflexão, 844 jovens de 10 a 19 anos foram atendidos.
Apesar do trabalho ser igual, os núcleos do Nasa têm características diferentes. Em Nova Cidade, 80% dos atendimentos são de adolescentes na primeira fase, de 10 a 15 anos, e somente 20% têm de 16 a 19 anos. No Praia Âncora a situação é bastante equilibrada, 55% de adolescentes tem de 10 a 14 anos e 45% estão entre os 15 e 19 anos.
O Nasa é um serviço de saúde que atende com liberdade e sem preconceitos jovens de 10 a 19 anos, e busca incentivar condutas saudáveis de vida. São oferecidos em dois núcleos – Nova Cidade e Praia Âncora – orientação psicossocial, consultas médicas, de enfermagem e odontológicas, grupos de discussão com adolescentes, grupo de familiares, vacinas, exames e medicamentos, distribuição de preservativos, e pré-natal para adolescentes. “O Núcleo não realiza só o atendimento de Saúde. Também inclui grupos de reflexão, onde são discutidos assuntos dos jovens, sem preconceitos, e oferece suporte ao desenvolvimento da adolescência”, explica a coordenadora Andréa.
Equipe multidisciplinar - O Nasa oferece, além da consulta de saúde tradicional, um atendimento integral aos adolescentes, que participam de reuniões semanais, onde são discutidos aspectos importantes do cotidiano, como amizade, relação familiar, auto-estima, vida sexual, entre outros. Os participantes são atendidos por uma equipe multidisciplinar, formada por médico, técnico de enfermagem, enfermeira, psicóloga, técnico de higiene dental, dentista, assistente social e nutricionista.
O atendimento no Centro de Saúde de Nova Cidade acontece sempre às terças-feiras, das 14h às 17h, e no Posto de Saúde da Família do Âncora, o atendimento é feito sempre às quartas-feiras, em três turnos.
O Nasa também atende todos os núcleos de atendimento a adolescentes do município com palestras e atividades, e recebe demanda das escolas, famílias, profissionais de saúde e educação e do Abrigo Municipal. “Todos os adolescentes são acolhidos, independente de indicação. Hoje somos a referência da saúde no atendimento deste público”, diz Andréa Viana.

Veículos que fazem o transporte público municipal em Rio das Ostras serão vistoriados.


Cerca de 360 veículos que fazem o transporte público em Rio das Ostras serão vistoriados de segunda, 23, até sexta-feira, 27, pela Secretaria de Ordem Pública e Controle Urbano da Prefeitura, na Inspetoria de Transporte, no Centro. O objetivo é avaliar as condições dos carros e os principais itens de segurança para o tráfego, tais como pneus, extintor, parte elétrica, entre outros. Todos os que estiverem dentro das normas receberão um selo, que será afixado no pára-brisa, à vista dos passageiros.

Segundo o inspetor de Segmento de Transportes, Washington dos Santos, a vistoria exigirá que todos os veículos que fazem o transporte público apresentem os dois assentos diferenciados para a gratuidade, uma vez que a Secretaria de Ordem Pública solicitou aos permissionários que já se adequassem à essa exigência em benefício aos idosos, estudantes e portadores de deficiência.
Washington informa que os veículos que não passarem na vistoria serão impedidos de circular até que se adequem às exigências que garantam a segurança dos passageiros, motoristas e pedestres. “Somente receberão o selo de vistoria depois que estiverem com todos os quesitos em dia”, frisou


Rio das Ostras recebe reforço de equipamento para combate à Dengue


 Depois do reforço de 121 novos guardas sanitários para trabalhar no combate à Dengue em Rio das Ostras, a Secretaria de Saúde recebeu do Governo do Estado novos equipamentos. Desde abril, a Vigilância em Saúde conta com três novas bombas aspersoras de produto, e mais um Aero System (aparelho portátil). E na semana passada chegou ao município mais um carro fumacê que completa a frota de três veículos. A cidade é a única da região com este número de equipamentos disponíveis para o trabalho contra a Dengue.
A equipe de educação em saúde que faz o trabalho de divulgação e conscientização da população também não para. No dia 19 será realizada mais uma mobilização, desta vez em Rocha Leão, das 9h às 17h. Dia 20, o trabalho acontecerá em Cantagalo, no mesmo horário. No domingo, dia 22, a equipe participará da III Caminhada da Adoção, em Costazul, realizada pelo Grupo de Apoio à Adoção de Rio das Ostras, quando aproveitarão a concentração de pessoas para distribuir material informativo.
Além dos mutirões nos bairros, a Vigilância em Saúde vai diversificar ainda mais o trabalho. Nos próximos fins de semana (dias 21, 22, 28 e 29 de maio) os guardas sanitários vão priorizar as notificações em todo município. Todos os imóveis que estão fechados no município serão revisitados, e também os locais de notificação. “Uma vez feita a notificação, nós fazemos várias ações. Os profissionais vão ao local, verificam a existência de outros casos, eliminam todos os possíveis criadouros, dão todas as orientações aos moradores e aplicam o larvicida onde houver foco”, explicou Andrea Bellei, coordenadora da Vigilância em Saúde.
A Secretaria de Saúde trabalha diariamente no combate ao mosquito transmissor e no atendimento aos pacientes com sintomas. Todos os imóveis do município são inspecionados e vistoriados. São feitas visitas diárias dos guardas sanitários para orientação dos moradores e identificação de possíveis focos. Para controle do mosquito, há ainda utilização de pulverizadores em áreas externas, como o fumacê, e dentro das residências, onde houver necessidade, com utilização do equipamento Aero System.
Mutirão no Âncora – O trabalho de mutirão que mobilizam toda a equipe de combate ao mosquito voltará ao Praia Âncora nos dias 2 e 3 de junho. As ações serão intensificadas com a equipe de guardas sanitários reunida para percorrer todas as ruas da localidade, inspecionando as casas, aplicando o larvicida, eliminando possíveis criadouros e orientando a população.
Os profissionais da Vigilância em Saúde também visitam residências onde há notificação de moradores com sintomas de dengue. Dependendo da necessidade, haverá pulverização do inseticida dentro dos quintais das residências, além do fumacê.
O trabalho inclui ainda ações especiais de limpeza de terrenos e recolhimento de lixo, com apoio das secretarias de Serviços Públicos e de Meio Ambiente.



ESTADO TERÁ CAMPANHA SOBRE HEPATITE B e C


A Assembleia Legislativa do Rio (Alerj) aprovou nesta quarta-feira (18/05), em segunda discussão, o projeto de lei 2.242/09, que institui no estado uma campanha permanente de esclarecimento e prevenção das Hepatites tipo B e C. Os alvos são os profissionais de salões de beleza, como cabeleireiros, barbeiros, maquiadores, podólogos e manicures, e também os estúdios de tatuagem. O autor da proposta, deputado Sabino (PSC), explica que se inspirou em pesquisa realizada no estado de São Paulo pelo infectologista Roberto Focaccia. “A pesquisa avaliou esses profissionais ao longo dos anos de 2006 e 2007 e seu resultado foi surpreendente e alarmante: de cem manicures entrevistadas e que tiveram o seu sangue colhido para análise, dez tinham hepatite. Destas, oito tinham a do tipo B e duas, a do tipo C, sempre nas formas mais graves da doença”, cita. A campanha orientará os profissionais quanto à prevenção das doenças em seu ambiente de trabalho, e incluirá informações sobre riscos de contágio, esterilização de material utilizado e identificação de sintomas e, também, sobre a importância da realização de exames periódicos. O projeto será enviado ao governador Sérgio Cabral, que terá 15 dias úteis para sancionar ou vetar o texto.

Rio das Ostras tem ações de Estética e Beleza na Praça


A população de Rio das Ostras terá dias de beleza na próxima semana, nos dias 24 e 25. Numa iniciativa da Prefeitura Municipal, por meio da Secretaria de Turismo, Indústria e Comércio, será realizado o evento Estética e Beleza na Praça, com serviços gratuitos de corte, escova, análise capilar, hidratação, massagem corporal e facial, depilação facial egípcia, além de “transformações”, feitos por profissionais da área, das 14h às 20h, na Praça São Pedro, no Centro.
O Estética e Beleza na Praça é um projeto itinerante que visitará as principais praças dos bairros. O objetivo é, além de oferecer serviços gratuitos à população, difundir a importância da qualificação profissional desta mão-de-obra específica.
O evento é uma parceria da Prefeitura com o Centro Técnico Rodrigo Tavares Terapia & Estética e contará com apoio da Bio Extratus Indústria de Cosméticos, que trará a Rio das Ostras uma carreta-camarim, onde serão feitos alguns serviços.
O atendimento será feito por meio de distribuição de senhas, a partir das 14h, e as “transformações” serão sorteadas entre o público.

Grupo de Rio das Ostras comemora Semana Estadual da Adoção



O Grupo de Apoio à Adoção de Rio das Ostras – ADOTE – organizou uma ampla programação para festejar a Semana Estadual da Adoção de Crianças e Adolescentes. Caminhada, almoço, missa e exposição fotográfica mobilizarão a sociedade de Rio das Ostras em torno do tema adoção.
No próximo domingo, dia 22 de maio, acontecerá a III Caminhada da Adoção na orla da Praia de Costazul. Com concentração marcada para a esquina da Avenida Roberto Silveira com a praia, às 9h, famílias adotivas, amigos, autoridades e toda sociedade se reunirão para divulgar a adoção. A caminhada termina na Praça da Baleia com um café da manhã de confraternização.
Em seguida, a partir das 12h30 deste domingo (22), o restaurante Bartrô Bar e Bistrô promoverá a “Feijoada da Adoção”. Será destinada ao ADOTE, 30% de toda renda arrecadada com a venda de feijoadas neste domingo.
Na quarta-feira, dia 25, quando se comemora o Dia Nacional da Adoção, será realizada a Missa em Ação de Graças, na Igreja Matriz de Nossa Senhora da Conceição, no Centro, às 18h.

Exposição – Já no mês de junho, o Grupo de Apoio à Adoção de Rio das Ostras promoverá a Exposição Fotográfica “Filhos do Coração”, dos fotógrafos Cezar Fernandes e Jorge Ronald, na Casa de Cultura.
A mostra apresentará momentos de algumas famílias adotivas de Rio das Ostras e região. O vernissage acontecerá no dia 2 de junho, 19h, e a exposição ficará em cartaz até dia 30.
Também no dia 2 de junho, o ADOTE entregará o Diploma Amigo da Adoção a vários parceiros do Grupo, numa solenidade também na Casa da Cultura, a partir das 20h. “Nesta caminhada de quatro anos do Grupo, tivemos vários parceiros que foram fundamentais para o nosso trabalho. O Diploma é a maneira de dizermos ‘Muito Obrigado’ publicamente”, explicou a presidente do ADOTE, Tânia Saldanha.

No Rio de Janeiro – O Grupo de Apoio à Adoção de Rio das Ostras também participará das comemorações da Semana estadual no Rio de Janeiro.
No dia 26, às 18h30, será realizada no Plenário Barbosa Lima Sobrinho da Assembleia Legislativa do Rio (Alerj) a Sessão Solene em comemoração a Semana Estadual da Adoção.
E no domingo, dia 29, membros do ADOTE se juntarão aos outros grupos de apoio do Rio de Janeiro numa caminhada na Avenida Atlântica, marcada para as 9h.
Para realizar todas as atividades e discutir a adoção com a sociedade, o ADOTE já conta com o apoio da Prefeitura Municipal de Rio das Ostras (Secretarias de Bem-Estar Social, Turismo, Comunicação Social, e Ordem Pública), Fundação Rio das Ostras de Cultura, Frente Parlamentar em Defesa da Adoção da Criança e do Adolescente (Pró-adoção) da Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro, Pousada Latitude 22, Artmanha, O Boticário, Centro Educacional Casulo, Gráfica Poema, Imunolagos Clínica de Vacinas, Bartrô Bar e Bistrô, Rio das Ostras Convention & Visitors Bureau, Publiká, Sinal Audiotec, Pula-Pula do Junior, Laticínios Rio das Ostras, Hortifruti Rei das Frutas, ArtPhoto Studio, Faci Color Digital – Laboratório Fotográfico, Emoldurart’s de Macaé, Tendas & Companhia.


Secretaria de Turismo organiza praça de alimentação do Festival de Jazz

A Secretaria de Turismo, Indústria e Comércio convocou os proprietários de bares e restaurantes para participar da praça de alimentação do Rio das Ostras Jazz & Blues Festival. Foram chamados os estabelecimentos locais que sempre participam do evento.

O secretário de Turismo, Alan Machado, junto com o produtor musical do Festival, Stenio Mattos, fez uma apresentação da nona edição do evento, que acontecerá de 22 a 26 de junho, e ressaltou a importância da área de serviços para o sucesso do Jazz & Blues.
Ao todo, a praça de alimentação contará com oito restaurantes e sete fast-foods para atender o público. Também estão confirmadas as presenças dos artesãos da cidade, dos participantes dos projetos sociais e do Rio das Ostras Convenbtion & Visitors Bureau.
A Prefeitura de Rio das Ostras montará toda infraestrutura da área de serviços, fará a sinalização e manterá a segurança com a Guarda Municipal e seguranças contratados para o evento.
Na próxima reunião a ser marcada pela Secretaria de Turismo ficaram definidos os últimos detalhes para funcionamento como horários de trabalho e de abastecimento.


























sexta-feira, 13 de maio de 2011

Motoristas protestam contra o alto preço da gasolina em Macaé
Na última quinta-feira-12 de maio-centenas de motoristas participaram de um protesto pacífico contra o alto preço da gasolina nos postos de Macaé. Cerca de 120 carros e  motocicletas, pararam o posto BR da Praia Campista onde aconteceu a manifestação. Trata-se do "Na mesma moeda",uma ação que já vem acontecendo em diversas partes do Brasil que tem o intuito de lutar contra a formação de cartéis que elevam o preço da gasolina.

Em macaé, foi o primeiro protesto.Os manifestantes levaram faixas,cartazes e abasteceram 0,50 centavos no cartão de débito e ainda pediram nota fiscal.
A manifestação foi acompanhada pela guarda municipal, pela Polícia Militar e pela equipde de fiscalização de transportes da prefeitura.Não houve nenhum incidente e nem desentendimentos.



Confira as fotos da manifestação no Perfil do jornal impacto no Orkut clicando no link abaixo:

http://www.orkut.com.br/Main#Profile.aspx?origin=is&uid=10738845521124626584

quarta-feira, 11 de maio de 2011

Bruce Henri é a atração deste sábado no Jazz e Blues em Rio das Ostras

O Projeto Rio das Ostras Jazz e Blues o Ano Todo vai receber neste sábado, dia 14, Bruce Henri, contrabaixista, cantor e compositor americano, radicado no Brasil há mais de 40 anos. O show é gratuito e acontece às 18h, na Concha Acústica da Praça São Pedro, no Centro da cidade.
Estabelecido no Brasil desde o final dos anos 60, o contrabaixista americano Bruce Henri é um dos grandes nomes da música brasileira. Essa cidadania musical inclui participações em trabalhos de Tom Jobim, Joyce, Caetano Veloso, Gal Costa, Leila Pinheiro, Gilberto Gil e muitos outros. Sem falar na sua obra que recria o repertório composto por Villa-Lobos.
Bruce Henri é o diretor artístico da Rock Street, espaço que irá privilegiar o jazz e o blues durante Rock in Rio 2011. E por lá também passarão nomes como o saxofonista Leo Gandelman que se apresentará no Rio das Ostras Jazz & Blues Festival deste ano.
FESTIVAL - Essa é a última edição antes do Festival que acontecerá de 22 a 26 de junho e já tem programação fechada. Já confirmaram presença talentos como Medeski, Martin & Wood e o saxofonista Bill Evans, o trompetista Nicholas Payton e a banda de eletro-jazz acústico Yellowjackets, que vem ao festival lançar o seu novo CD.
O Projeto Rio das Ostras Jazz e Blues o Ano Todo é uma realização da Prefeitura de Rio das Ostras, por meio da Secretaria de Turismo, Indústria e Comércio, e promove shows mensais gratuitos com grandes nomes do jazz e do blues.


Ações especiais de combate à dengue continuam em Rio das Ostras



As equipes da Vigilância em Saúde estão nesta semana percorrendo todas as ruas do Nova Esperança, em Rio das Ostras, em uma ação especial de combate à dengue. A Secretaria de Saúde mobiliza centenas de guardas sanitários, em mutirão, nas localidades com maior incidência de casos da doença, promovendo sensibilização e orientação aos moradores, vistorias a residências, aplicação do larvicida, entre outras ações.
Continuam também na cidade as operações de limpeza, que já eliminaram quase 400 toneladas de lixo de terrenos e quintais em localidades como Nova Cidade e Praia Ancora.
Andréa Carvalho aproveitou a presença da equipe no Nova Esperança para solicitar uma nova vistoria à sua residência. “Estou atenta ao risco da doença, mas acho que ainda tem gente que não entende o perigo da dengue. Só quando acontece com alguém da família que a pessoa passa a ficar alerta”, diz a moradora.
Morando há nove anos em Nova Esperança, Ranieri Ferreira também reconhece o bom trabalho da Vigilância em Saúde. “A equipe já esteve várias vezes lá em casa e esse trabalho é importante porque a gente pode ter criadouro do mosquito em casa e não saber”, disse Ranieri. Preocupado em se prevenir contra a dengue, ele procurou a equipa da Vigilância, durante a ação no bairro para solicitar um nova tela para sua caixa d´água.



Os mutirões continuam por todo o município e a população precisa participar do combate ao mosquito. Essa também é a opinião da moradora Luciméia Augusta, a Mocinha, que mora há quase 40 anos na cidade. “A dengue é um problema no Brasil todo. Não é incompetência da Prefeitura; a gente vê que tem muitos profissionais trabalhando nas ruas no combate ao mosquito e não é só aqui que existe esse problema. Mas os moradores devem cooperar e realmente seguir as orientações da Vigilância”, opina a moradora, que mantém seu quintal livre de lixo e respeita os horários de coleta para evitar criadouros do Aedes Aegypti.

Passeio ciclístico de 400km acontece em Rio das Ostras neste fim de semana



Rio das Ostras sedia mais uma prova do Audax Rio neste fim de semana. O passeio ciclístico de 400 km tem largada no sábado, dia 14, às 11h, da Praia de Costazul. Mais de 30 ciclistas vão participar e quem ainda quiser se inscrever pode fazê-lo no site www.rio.audax.org.br .
O evento é uma realização da Pedal 2 e tem apoio da Prefeitura de Rio das Ostras, Tocolândia Eventos, Rio das Ostras Convention & Visitors Bureau e Cedae.
A prova de 400km pede maior preparo, pedalar um dia e uma noite de Rio das Ostras até Farol de São Tomé, em Campos, e voltar, pode estar além da capacidade de alguns. O evento vai receber atletas de todo o Estado. A reunião técnica de preparação para a prova acontecerá às 9h, na Praia de Costazul, quando a presença de todos os participantes é obrigatória.
O Audax é um desafio e não uma competição. O objetivo é percorrer a distância dentro do tempo estipulado pela organização e conseguir o ‘brevet’, que garante a presença nas próximas provas. Para participar da prova internacional em Paris (Paris-Brest-Paris, PBP) que acontecerá em outubro, o atleta precisa passar por quatro desafios – 200km, 300km, 400km e 600km. A prova PBP é a mais antiga e tradicional do mundo. O percurso tem 1200km, num desafio de 96 horas.


terça-feira, 10 de maio de 2011

Sabino busca implantação de Corpo de Bombeiros em Rio das Ostras


A fim de tratar da implantação do quartel do Corpo de Bombeiros em Rio das Ostras, o deputado Sabino se reuniu com o comandante geral do Corpo de Bombeiros do Estado do Rio de Janeiro, coronel Pedro Marco. Durante o encontro, o coronel garantiu a implantação do quartel em Rio das Ostras, conforme acordado com a prefeitura local, que irá licitar as obras. O projeto já foi entregue e aprovado pelo Corpo de Bombeiros. "Estamos prontos para implantar a corporação, já temos o efetivo, os equipamentos e os veículos", afirma o coronel Pedro.
Para o deputado, a construção do quartel atende não somente à Rio das Ostras, mas também à Barra de São João e Tamoios, Distrito de Cabo Frio, beneficiando essa população, hoje desguarnecida. "Tenho conhecimento de incêndios em residências e lojas da cidade que demoram a ser resolvidos porque o quartel mais próximo está localizado em Macaé, à 28 km de Rio das Ostras, exigindo que a guarda municipal resolva o problema", disse Sabino.
O Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Rio de Janeiro (CBMERJ) é uma corporação cuja principal missão consiste na execução de atividades de defesa civil, prevenção e combate a incêndios, buscas, salvamentos, socorros públicos, vistoria em edificações, etc.
Segundo o coronel, além das atribuições principais, já existem alguns projetos previstos para Rio das Ostras, como por exemplo, o projeto bombeiro mirim, que tem como objetivo formar cidadãos preparados para enfrentar situações de emergência de prevenção a incêndio e pânico. "Esse projeto exerce um papel importante na formação de futuros cidadãos", enfatiza o comandante.
Sabino aproveitou o encontro para destacar a heróica atuação do Corpo de Bombeiros nas chuvas que castigaram a Região Serrana e o forte temporal que atingiu recentemente o Rio de Janeiro.


Prefeitura intensifica as ações de combate a dengue em parceria com a população


Rio das Ostras está mobilizando todos os setores da Administração Municipal para combater a dengue. Em conjunto com as ações de Saúde, outras secretarias estão mobilizadas contra o mosquito. Na quinta-feira, 5, e sexta-feira, 6, 230 profissionais da Secretaria de Meio Ambiente estiveram no Nova Cidade, em uma operação de limpeza de terrenos e recolhimento de lixo de grande porte, como latas, móveis, ferro velho e outros materiais que possam virar criadouros de mosquitos. A ação, que mobiliza toda a equipe da Secretaria de Meio Ambiente, Agricultura e Pesca, aconteceu em parceria com a associação dos moradores. Os profissionais contaram com 22 caminhões e duas retroescavadeiras para o recolhimento dos dejetos em terrenos baldios e do lixo acumulado nos quintais.

“Contamos com a colaboração da população. É uma oportunidade para os moradores se desfazerem do lixo acumulado em suas casas, que podem propiciar a criação do Aedes Aegypti. Com isso, vamos contribuir para reduzir a expansão da doença”, explica o secretário Max Almeida.

A Prefeitura retirou mais de 140 toneladas de lixo no último mutirão de limpeza, no Praia Ancora, dias 19 e 20 de abril. “A ação foi um sucesso porque conseguimos o importante apoio da população”, completou o secretário, lembrando que 95% dos focos encontrados estão dentro das residências.

PRIORIDADE - A Prefeitura está priorizando o trabalho preventivo nas localidades com os mais altos índices de dengue na cidade. Durante a operação de limpeza, as equipes vão fazer vistorias e retirar material despejado indevidamente nos terrenos. Os moradores devem reunir e colocar em frente as suas casas resíduos como garrafões, latas de tinta, móveis e eletrodomésticos velhos, entre outros dejetos, para que os profissionais da Prefeitura possam recolhê-los.

Universitários ingleses conhecem pontos turísticos e históricos de Rio das Ostras



Há pouco mais de um ano, Rio das Ostras virou rota de estudantes universitários estrangeiros. O trabalho é de um professor de línguas que mora na cidade há três anos e agora recebe o apoio da Prefeitura Municipal. Na quarta-feira, dia 4, um grupo de seis alunos da Universidade de Chester, na Inglaterra, participou de um city tour pela cidade, acompanhado pela turismóloga Juliana Ravaglia, da Secretaria de Turismo.
O professor Willian Santiago é tutor de algumas universidades da Europa e, além de dar aulas de português para estrangeiros, há dois anos faz um tipo de “intercâmbio” com universitários que vêm ao Brasil para fazer o levantamento da cidade e do modo como cada comunidade vive.
Neste grupo de seis alunos da Universidade de Chester há discentes de diferentes formações como Geografia e Teatro. Na terça-feira, dia 3, eles foram recebidos pela equipe da Fundação Rio das Ostras de Cultura no Centro de Formação Artística de Música, Dança e Teatro, onde assistiram a uma apresentação da Orquestra Kuarup. “Eles ficaram impressionados com a qualidade musical de alunos tão jovens”, disse o professor Santiago.
Na quarta-feira, durante o city tour, o grupo visitou algumas praias e pontos turísticos e culturais de Rio das Ostras como Mar do Norte, Lagoa de Iriry, Parque dos Pássaros e Museu de Sítio Sambaqui da Tarioba. “Conhecemos toda história da cidade e pontos interessantes que nem eu, que moro em Rio das Ostras há três anos, conhecia. Isso vai ser muito útil para o trabalho que eles precisam apresentar na volta à Inglaterra”, explicou Willian.
Os alunos precisarão apresentar na Universidade um estudo sobre a cidade contando toda a experiência dos 15 dias que estivem em Rio das Ostras. Além da vivência, os universitários participarão de 70 horas de aulas de português com o professor Willian.
Para proporcionar estes dias de convivência na cidade, a Secretaria de Turismo, Indústria e Comércio contou com o apoio da Fundação de Cultura, da Secretaria de Ordem Pública e Controle Urbana e da CoopEnseada, que cedeu o transporte. “O trabalho do professor é muito interessante para os alunos e para Rio das Ostras, que poderá aumentar o número de visitantes estrangeiros com indicação desses alunos”, disse o secretário Alan Machado.
Estagiários – No ano passado, o professor Willian trouxe a Rio das Ostras duas estudantes de sociologia da Holanda, que chegaram a fazer um estágio na Secretaria de Bem-Estar Social. Este ano, ele está em negociação com um grupo grande de ingleses, que deverão chegar a cidade depois de agosto para fazer trabalhos comunitários. “Minha ideia é intensificar esse trabalho e tornar Rio das Ostras num polo de estudantes estrangeiros”, conclui Santiago.