sexta-feira, 12 de agosto de 2011

Sindicato dos Servidores Municipais de Rio das Ostras promove manifestação no centro da cidade


O Sindicato dos servidores municipais de Rio das Ostras (SINDSERV-RO), sob direção do  presidente  Altédio Ferreira, esteve reunido na noite desta sexta-feira na praça José Pereira Câmara no centro de Rio das Ostras,expressando a insatisfação da categoria com a falta de valorização que o poder municipal vem dando aos funcionários.
Entre as maiores reinvindicações ,estão o aumento salarial prometido a bastante tempo e que não foi colocado em prática,regulamentação e ativação do plano de carreira que também é uma promessa antiga, segundo Altédio,além da insatisfação com relação ao plano de saúde que é cortado quando algum funcionário entra em licença médica.Estiveram presentes funcionários municipais, representantes políticos e pessoas que apoiam a luta do sindicato.
Dr Gilson Vianna também compareceu a manifestãção representando a ASSOMERO ( Associação Médica de Rio das Ostras) ao qual é vice-presidente e também toda a classe médica.
 Dr Gilson afirmou que é de suma importância que os servidores se unam para buscar seus direitos e declarou que está buscando um maior apoio dos médicos ao sindicato.
 No Perfil do Jornal Impacto no Orkut você encontrará um álbum com todas as fotos da manifestação que durou cerca de 2 horas.


   

quinta-feira, 11 de agosto de 2011

Sabino defende votação da PEC 64


O deputado estadual Sabino defendeu a votação e a aprovação da Proposta de Emenda Constitucional n° 64 - a PEC 64, em audiência pública da Comissão de Educação, presidida pelo deputado Comte Bittencourt, que ocorreu nesta quarta, dia 10, na Assembleia Legislativa do Rio (Alerj). A proposta visa ampliar os investimentos mínimos na educação de 25% para 30 %.
Sabino pediu a mesa diretora e a presidência da Alerj que coloque a PEC 64 para apreciação, já que os recursos disponibilizados para educação são insuficientes, levando o Rio de Janeiro a obter a penúltima colocação no ranking do último levantamento do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) do Ministério da Educação (MEC), ficando apenas a frente do Estado do Piauí. "Se de fato temos a decisão política de enfrentar e vencer o desafio da educação, retirando o Rio dessa posição humilhante, temos que investir em infraestrutura e recursos humanos, garantindo, inclusive, melhor remuneração para os profissionais. É necessário urgentemente aumentar os recursos e os percentuais de investimentos em educação", declarou.

Considerando que o Rio de Janeiro possui a segunda economia do país, a aprovação da PEC garante os recursos necessários para o desenvolvimento do Estado, e contribui para avanços na elevação da qualidade do ensino público do Estado do Rio de Janeiro.

Fest Gospel in Rio das Ostras tem primeira eliminatória dia 26

Começa no próximo dia 26 de agosto, na Concha Acústica da Praça São Pedro, a primeira eliminatória do 1º Fest Gospel in Rio das Ostras. Ao todo, 146 candidatos foram selecionados. A lista está à disposição no site www.jmgospelmusic.com.br . O evento é uma realização da JM Gospel Produções, com apoio da Prefeitura Municipal de Rio das Ostras.

 Na sexta-feira, dia 26, as apresentações acontecem a partir das 19h, no sábado, às 16h, e no domingo, dia 28, os candidatos se apresentam das 13h às 17h. Foram encaminhados mais de 300 CDs, vindos de cantores de 55 municípios diferentes do Estado. A primeira fase terá ainda outro final de semana de apresentações nos dias 2, 3 e 4 de setembro.

 Os 10 finalistas se apresentarão num show, dia 26 de setembro, no Camping Costazul. Os três escolhidos receberão a Gravação de um CD + 1000 (mil) cópias com a participação de Marquinho Gomes em uma das faixas (1º lugar); uma moto Honda 125 CC 0 km (2º lugar); e um cruzeiro no transatlântico com direito a acompanhante (3º lugar).


quarta-feira, 10 de agosto de 2011

Sábado é o dia D da vacinação contra a Poliomielite

Prefeitura de Rio das Ostras vacina crianças de 0 a 5 anos no próximo dia 13

 

Pais de crianças de até 5 anos de idade, devem levar seus filhos para receber a segunda dose da vacina contra a poliomielite. Nesse sábado, a partir das oito horas da manhã e até às cinco horas da tarde, os postos de saúde da cidade e algumas escolas municipais oferecem a imunização contra a doença. É a mobilização do Dia D de combate à paralisia infantil.
A meta da Secretaria de Saúde de Rio das Ostras é vacinar cerca de 8.000 crianças. De acordo com a Chefe da Divisão de Imunização da Secretaria de Saúde, Louise Andrade, apesar da pólio ter sido erradicada no Brasil, é necessário vacinar as crianças. “O vírus continua circulando em outros países. E o Brasil recebe muitos turistas vindos de diferentes partes do mundo” explicou.

Além dos postos de saúde, exceto os de Cidade Praiana e Jardim Mariléria, há pontos de imunização nas seguintes escolas municipais: Alberto Jorge, Maria da Penha Oliveira, Trindade, Ary Gomes de Marins, Francisco de Assis Medeiros Rangel, Carlos Maurício Franco, Professora América Abdalla e Centro de Cidadania, no Âncora. Em Cidade Praiana a vacinação será oferecida na Escola Municipal Rio das Ostras e em Jardim Mariléria, na Escola Municipal Acerbal Pinto Malheiros.

Inscrições para eleição do Conselho Tutelar de Rio das Ostras estão abertas até o dia 17

Os interessados em ocupar uma vaga de conselheiro tutelar em Rio das Ostras para o período de fevereiro de 2012 até fevereiro de 2015, têm até o próximo dia 17 de agosto para fazer sua inscrição para concorrer ao cargo. O local para as inscrições é na própria sede do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, que fica na Rua Paraná, 111, Extensão do Bosque, de segunda a sexta-feira, das 10h às 16h..
Dentre os pré-requisitos necessários para se candidatar a vaga, o interessado precisa ter idade superior a 21 anos, residir no município de Rio das Ostras há pelo menos três anos, ter ensino médio completo, não ter sido penalizado com a destituição da função de conselheiro tutelar, estar em gozo dos seus direitos políticos, reconhecida idoneidade moral e possuir notório saber ou experiência comprovada de no mínimo dois anos na área da defesa dos direitos, pesquisa ou de atendimento à criança e ao adolescente.

De acordo com o Edital publicado no Diário Oficial pelo Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, a escolha dos novos conselheiros será dividida em quatro etapas. As inscrições até o dia 17 fazem parte da primeira fase. Na segunda fase os inscritos farão um curso de capacitação prévia com freqüência mínima de 90% das aulas. Em seguida os candidatos farão uma prova de aferição dos conhecimentos sobre o Estatuto da Criança e do Adolescente com acerto mínimo de 60%. A quarta e última fase é a eleição dos candidatos habilitados de forma direta.

O edital completo está disponível na edição número 538 do Jornal Oficial do Município do dia 29 de julho a 04 de agosto, e no site www.riodasostras.rj.gov.br. Mais informações podem ser obtidas também pelo número 2760-7384


Rio das Ostras promove Dia de Combate à Hipertensão


A Secretaria de Saúde de Rio das Ostras promove na próxima sexta-feira, dia 12, o Dia de Combate à Hipertensão. A partir de 8h, em todas as unidades de saúde e em diferentes pontos da cidade equipes de saúde vão orientar a população sobre os problemas relacionados à pressão alta e formas de prevenção da doença.

Tendas serão montadas na Praça José Pereira Câmara e em frente a Casa & Video, no Centro, e na Praça Gilson Zarour, no bairro Liberdade, como forma de sensibilizar as pessoas que transitam na cidade. Os profissionais de saúde farão um trabalho de informação, educação, identificação e diagnóstico de pessoas com hipertensão arterial.

As equipes vão aferir a pressão arterial das pessoas, desde crianças até adultos. Vão ainda fazer medição da circunferência abdominal e cálculo do índice de massa corporal (IMC).

O objetivo da Secretaria de Saúde é, uma vez identificado o paciente com pressão alta, encaminhá-lo às unidades de saúde para acompanhamento. É possível que a pessoa possa estar com a pressão fora da normalidade por questões pontuais, como estresse ou outros problemas metabólicos. Ainda assim, é importante que o caso seja investigado em uma consulta de saúde.

"Todas as pessoas com pressão alta vão receber um cartão com os dados registrados e serão encaminhadas para a unidade de saúde mais próxima para acompanhamento. Caso haja o dignóstico de hipertensão, o paciente passa a fazer parte do Programa", explicou Paulo Apolônio, coordenador do Programa Municipal de Saúde Hiperdia – de combate à Hipertensão e Diabetes.

CRIANÇAS E JOVENS - O coordenador do Programa destaca que as equipes estarão com aparelhos de aferição pediátricos para atendimento às crianças. Os jovens também estão no foco da campanha. “Com as mudanças no estilo de vida e aumento do sedentarismo, a cada dia surgem mais crianças e jovens hipertensos e diabéticos”, completa o coordenador. Ele alerta ainda para a relação da hipertensão com as doenças cardiovasculares, principal causa de morte no País.

Festival de Novos Talentos de Rio das Ostras começa
nesta quinta-feira

Abertura contará com apresentações de dança e shows com
as Bandas Route 69 e Batucarte


O Centro da cidade vai ficar pequeno para tantos talentos. Começa nesta quinta-feira, dia 11, às 20h, a nona edição do Festival de Novos Talentos de Rio das Ostras. O evento de abertura contará com apresentações de dança e shows musicais.

Ao todo, 48 artistas de alto nível disputarão R$ 10 mil em prêmios durante dois meses. As eliminatórias acontecem sempre às quintas-feiras, a partir das 20h, na Rua Rego Barros, no Centro da Cidade, em frente ao Shopping Village.

A programação da abertura do Festival de Novos Talentos contará com apresentações de dança da Moni Dance Mix e da Academia Cacau Mendes de Dança de Salão, além dos shows da Banda Route 69, que tem como líder Anderson Lee, músico lançado na edição 2008 do Festival, e da Batucarte, uma banda de percussão dos alunos do Centro Integrado de Ensino Educarte.

O Festival é dividido em três fases, alem da semifinal e final, que acontecerá somente no dia 27 de outubro. Os participantes serão avaliados por um corpo de jurados dividido em técnico e popular. O júri técnico será composto por três professores de canto e música do Centro de Formação Artística de Rio das Ostras, um professor de inglês e Max Almeida, músico formado pelo Conservatório do Rio de Janeiro e secretário municipal.

O Festival de Novos Talentos é uma realização da Mister Brazuca, com apoio da Prefeitura Municipal de Rio das Ostras e patrocínio Microlins, Atobá Celular, Atobá Informática, Dinâmica Auto Escola, Skill, Centro de Treinamento Rodrigo Tavares, Meta Fitness, Evolution, Centro Integrado de Ensino Educarte e Mercado Salvador.

Atletas olímpicos visitam Escola de Natação no
Mar de Rio das Ostras




A Escola de Natação no Mar de Rio das Ostras recebeu a visita dos ex-nadadores olímpicos Luiz Lima e Pedro Moreira na tarde de quinta-feira, dia 4. Os atletas estiveram com a coordenadora do projeto, Izabel Thomas, e com alguns alunos. Foram também recebidos pelo prefeito Carlos Augusto que ouviu elogios dos nadadores ao incentivo que a Prefeitura dá ao esporte em Rio das Ostras.

O atleta Luiz Lima, é padrinho da escolinha de Rio das Ostras e coordenador do núcleo de Copacabana do Projeto Natação no Mar, e sempre que pode visita a cidade para conversar com os alunos. Desta vez, Luiz veio acompanhado do ex-nadador do Flamengo, Pedro Monteiro, que agora se dedica ao marketing esportivo, e veio conhecer o projeto.

Além de acompanhar boa parte da aula, conheceram melhor o projeto de artesanato com material reciclado eleborado pelos alunis da escolinha.

Natação no Mar – A Escola de Natação no Mar, assim como outros projetos desenvolvidos pela secretaria de Esporte e Lazer da prefeitura de Rio das Ostras, propicia aos munícipes a oportunidade de desenvolver seus dons, sua criatividade e seu lazer, de forma segura, consciente e com orientação de profissionais especializados. A escola atende crianças a partir de sete anos, adultos e idosos, sem limite de idade e tem como objetivo incentivar a prática da natação, prevenir problemas posturais e cardiovasculares, desenvolver coordenação, ritmo e equilíbrio e propiciar a socialização entre os integrantes


segunda-feira, 8 de agosto de 2011

A que ponto nós chegamos: Opinião sobre o PL 122

Nos últimos meses, a palavra homofobia tem sido a tônica do congresso nacional, da mídia e das rodas de conversas. Tudo isso devido a polêmica envolvendo um projeto de lei mais conhecido como PL 122, colocado em votação em caráter de urgência pela senadora Marta Suplicy do PT de São Paulo.

O Projeto, segundo os seus defensores, tem como objetivo combater a homofobia, mas analisando mais profundamente os itens da PL 122, podemos claramente enxergar um plano maquiavélico que se aprovado, ferirá os valores familiares e religiosos da população brasileira além de assassinar a liberdade de expressão prevista e garantida na constituição federal. O Brasil é um país fortemente cristão e ainda assim possui outras religiões e nem por isso fazemos guerras religiosas como acontecem lá no oriente médio. O que quero dizer com isso é que podemos conviver com homossexuais acima de tudo respeitando-os como pessoas e seres humanos, mas não somos obrigados a concordar com suas práticas e aceitá-las como uma normalidade. Normal está ligado a algo natural e a natureza que em minha fé foi criada pelo Deus da Bíblia, só me mostra dois sexos: Masculino e feminino. Uma combinação perfeita e única, capaz de criar uma das maiores riquezas que cada ser humano possui, a formação de sua família. O Comportamento homossexual não é capaz de produzir família que é a base de uma sociedade e isso nos leva a uma reflexão: Se de repente todos fossem homossexual,como seria a geração de amanhã ? Eu nunca vi pessoas do mesmo sexo gerar filhos. Hoje em dia elas podem até adotar, mas precisam que um casal normal ou hetero gere esse filho. Portanto é muito natural e comprovado por fatos naturais que o homossexualismo não é uma normalidade.

Fico profundamente triste ao ver o ponto que a política brasileira está chegando. Vivemos em um país onde os idosos não são respeitados como deveria, o trabalhador que se esforça para sustentar sua família não tem um reconhecimento digno por parte dos governantes, os aposentados são tratados com descaso depois de trabalharem durante toda uma vida. Nossas crianças não possuem um ensino público de qualidade, o sistema brasileiro de saúde em sua grande parte não funciona, o tráfico de drogas a cada ano cresce, a corrupção rola solta no meio político e ao invés, de “nossos representantes” caríssimos deputados, senadores, promotores se preocuparem em colocar esses assuntos nas pautas de suas reuniões, ficam criando projeto de lei para fazer apologia ao homossexualismo. Francamente isso é lamentável e preocupante.

Os nossos políticos em sua grande maioria não estão preocupados com a sociedade e seus valores e só enxergam o número de votos que uma lei aprovada pode trazer e os homossexuais descobriram isso a bastante tempo. Eles utilizam o marketing e atraem jovens e adolescentes que se dizem “moderninhos”, mas que na verdade não tem compromisso com nada e são “Maria vai com as outras” para participarem de suas chamadas “paradas gays” onde a prostituição rola solta. Para atrair esses jovens e adolescentes que não são homossexuais para esses eventos, os organizadores chamam bandas de rock,bandinhas coloridas da moda e aí aqueles “moderninhos” sem nada na cabeça, vão lá beijam mais de 10 e 20 bocas diferente e aí eles adoram. O evento é tão “legal ”que atrai todo ano 1 milhão de pessoas e no dia seguinte as mídias estampam suas manchetes com a seguinte frase: “ Um milhão de homossexuais se reúnem em tal local” sendo que nesses 1 milhão 30% são homossexuais e os outros 70% são os “moderninhos” que falei anteriormente, que são atraídos como marionetes para somar número e força com o interesse dos homossexuais. O Político quando ouve falar em gay,homossexual,lésbica, lembra somente do número ( 1 milhão) e começa a criar planos para sugar esses preciosos votos.

Mas voltando a falar da PL 122, os punidos não serão os homofóbicos, já que homofobia é um comportamento violento contra os homossexuais. Aqueles que possuem comportamento homofóbico, continuarão tendo as mesmas práticas,porque não estão preocupados com lei e não a respeitam. Os que agridem homossexuais continuarão agredindo e a aprovação de uma lei como essa pode até gerar uma reação ainda mais violenta por parte desses. Os que serão punidos serão a sociedade brasileira e os que não concordam com o homossexualismo mas nem por isso agridem os homossexuais.

A Gota d’água foi a tentativa do governo de lançar “cartilhas educativas” de apologia ao homossexualismo, para serem distribuídas nas escolas de educação infantil. As cartilhas são chamadas de “Kit Gay”. Ainda bem que a nossa presidente teve bom senso e cortou essa imoralidade e afirmou que a apologia a qualquer comportamento sexual não pode ser desenvolvida pelo governo.

Não tenho nada contra os homossexuais, conheço alguns e os respeito como seres humanos e pessoas de bem. A Minha casa nunca estará fechada para receber um amigo homossexual e nunca deixarei de conversar com uma pessoa que tem essa prática, mas por outro lado nunca apoiarei tal comportamento e sempre emitirei a minha opinião contrária.

Espero que os nossos governantes pensem direito e tomem a decisão correta ao tratar desse assunto que se depender da maioria da população brasileira, em breve estarão fora das pautas de votação para dar lugar a projetos de combate à violência, planos de valorização dos trabalhadores e aumento das vagas de emprego, planos de renovação da saúde e outros que são de fato importantes para o nosso país.

No mês passado, tive acesso a um texto do nobre escritor Luís Fernando Veríssimo sobre o programa de televisão Big Brother Brasil, no qual em um dos parágrafos nos lembrava que os grandes impérios do passado foram destruídos pela prosperidade da imoralidade no meio da sociedade. Essa imoralidade incluía depravação dos valores da família, comportamento homossexual e prostituição. Espero profundamente que o Brasil que está longe de ser um império, não seja destruído pelas mesmas armas.

Desejo plenamente que aqueles que tratarem com violência e desrespeito os homossexuais, sejam de fato punidos e que a lei garanta a integridade e a liberdade dos mesmos, mas não nos obriguem a aceitar essa prática anormal como normal. Um país como nosso não pode cometer o mesmo erro da Argentina.

Eu digo não ao PL 122

Rodrigo de Oliveira-Rio das Ostras-RJ

Explosão em empresa de Macaé mata funcionário e fere quatro

 Um funcionário, de 26 anos, da companhia americana Cameron,morreu e quatro ficaram feridos na explosão de um equipamento da empresa em Macaé. O acidente foi na madrugada do último sábado (6), segundo informou a assessoria de comunicação.
Em nota, a Cameron lamentou o ocorrido e afirmou que o acidente ocorreu durante um teste em um equipamento.

Ainda de acordo com a assessoria da Cameron, técnicos estão investigando as causas do acidente. A empresa fornece equipamentos para a atividade off-shore para as plataformas de petróleo da Bacia de Campos.

O corpo do funcionário conhecido como Vascão, foi enterrado em Campos dos Goytacazes . Segundo amigos da vítima, ele seria pai esta semana e entraria de recesso na noite do acidente para acompanhar o parto da mulher.

Os outros três feridos foram levados para um hospital municipal e a quarta vítima, que está em estado grave, deverá ser atendida num hospital do Rio de Janeiro.

"Neste momento, a Cameron está prestando todo o apoio aos acidentados e seus familiares. Ainda não é possível afirmar as causas do acidente, mas a empresa já disponibilizou todos os recursos necessários para resolver a situação rapidamente, e da melhor forma possível. E, principalmente, prestar o apoio necessário aos acidentados e seus familiares", disse a nota.

quarta-feira, 3 de agosto de 2011

2ª Copa Rio das Ostras de Futebol Amador está na quarta rodada

Devido à realização do Torneio Internacional Soccer Cup na semana passada, a Secretaria de Esporte e Lazer de Rio das Ostras adiou a terceira rodada e realizará esta semana a quarta fase da 2ª Copa de Futebol Amador.


Os jogos acontecem no Estádio Emília Rosa Guimarães (Operário), sempre às 19h30. Estrela e Recanto jogam na terça-feira, dia 2, e Mar do Norte e Nova Cidade se enfrentam na quarta-feira, 4.

 Os últimos jogos da quarta rodada acontecerão na tarde de sábado, dia 6, simultaneamente a partir das 15h: Mariléa X Nova Aliança no Estádio Julieta Vianna (Operário); Liberdade X Riostrense no Estádio Emília Rosa Guimarães (Mariléa); e Santa Helena X Cidade Praiana jogam no Estádio Amaro Mota de Oliveira (Palmital).

Copa F7 Society de Rio das Ostras chega às semifinais


Depois de um final de semana de muitas emoções, lances incríveis e goleada, a I Copa F7 de Futebol Society de Rio das Ostras definiu as quatro equipes classificadas para as semifinais do torneio que serão realizadas no próximo domingo, dia 7, no campo do Sport Rio.

Pelos resultados dos quatro jogos das quartas de final, passaram para a próxima fase as equipes Jacintho, Santa Helena, Central, e Sporting. Esta última foi responsável pela grande goleada do torneio, 13 X 1 contra o time Lupatech.

Todas as partidas são realizadas no campo da Sport Rio, localizado a Rua Alarico de Menezes, 101 - Jardim Campomar. As partidas do próximo domingo acontecem às 13h (Central X Sporting) e às 14h (Jacintho X Santa Helena).

O torneio é uma realização da Sapataria Art Pé e da Sport Rio com o apoio da Prefeitura de Rio das Ostras, da Federação Carioca e Confederação Brasileira de Futebol Society. O patrocínio é da Penalty, Super Genro, Antarctica e Automac. Mais informações no site www.riodasostrasf7.com.br

Semana do Aleitamento materno: Amamentação é um ato de amor

        Por Dr Gilson
A integração nem sempre bem-sucedida entre a vida reprodutiva e produtiva das mulheres é a base para a saúde das crianças. No mundo moderno, onde as mulheres cada vez mais saem do seu lar para trabalharem por necessidade de manter sua vida e saúde, bem como de seus dependentes, tem também por direito, amamentar seus filhos. A distância entre os direitos da mulher, os direitos das crianças serem amamentadas e as leis que regulam os benefícios e os prazos para este ato ainda são controversos e desrespeitados.
Os benefícios-maternidade em nosso país devem ter prioridade nos pensamentos dos nossos legisladores.
Uma geração de bebês amamentados co leite materno com certeza terá impacto grandioso na saúde futura do Brasil.
E é sempre bom lembrar que o leite materno é o melhor e mais completo alimento para o bebê.
Ele tem tudo o que o bebê precisa para se alimentar (proteínas, vitaminas, sais minerais, gorduras e líquidos);
Mamando só no peito, o bebê não precisa beber água. Está sempre hidratado;
Ajuda no crescimento;
Colabora com o desenvolvimento mental;
Reforça a ligação mãe-filho;
É fonte de prazer para a mulher e para a criança;
Ajuda o corpo da mulher a voltar ao normal mais depressa.
Além disso, é livre de contaminação, não precisa ser preparado e já está na temperatura ideal. É de graça e ainda protege a mulher contra inúmeras doenças da mama.
Toda mãe tem leite e às vezes é necessário paciência e insistir na amamentação. O desejo de amamentar é muito importante!
O bebê deve ser levado ao peito logo ao nascer, ainda na sala de parto. Quanto mais cedo o bebê mamar, mais rápida será a produção do leite.
Não existe leite fraco. O leite dos primeiros dias (colostro) é muito importante para a saúde do bebê.
Até os seis meses de vida, o bebê só precisa de leite materno. Não precisa de sucos, papinhas e nem mesmo de água.
Amamentar é um ato natural.
Dr.Gilson

Projeto que declara de utilidade pública o Grupo de Apoio à Adoção de Rio das Ostras é aprovado na Alerj

Sabino comemora a aprovação do projeto

Na tarde dessa quarta-feira, 08, o deputado Sabino conquistou mais uma vitória na Assembleia Legislativa do Rio (Alerj). Foi aprovado o Projeto de Lei N°2934/2010, que declara de utilidade pública o Grupo de Apoio à Adoção de Rio das Ostras - o ADOTE.
O ADOTE é um grupo formado por profissionais, pais e filhos adotivos ou qualquer pessoa da comunidade preocupada com o abandono de crianças e adolescentes, que acreditam que a família é o melhor ambiente para um desenvolvimento saudável. Esse grupo tem como objetivo prevenir o abandono, estimular a adoção, dar apoio aqueles que adotam e educar a comunidade sobre o assunto. 
Os projetos que envolvem a adoção são prioridades na ação do parlamentar, que acompanha de perto o trabalho do grupo. “Tornei-me parte dessa grande família pelas mãos do ADOTE, e desde então, sempre procurei estimular e divulgar a adoção”, lembra Sabino.
Para o deputado, tornar o Grupo ADOTE de utilidade pública, é reconhecer a nível estadual uma instituição que presta serviços além da fronteira de seu município, Rio das Ostras, estendendo ainda mais seu trabalho por todo o estado do Rio de Janeiro.

Empresários de Rio das Ostras podem receber
diagnóstico do Sebrae

Os empresários de Rio das Ostras que quiserem receber um retrato de sua gestão têm a chance de receber um diagnóstico do Sebrae/RJ por meio do Prêmio Competitividade para Micro e Pequenas Empresas (MPE Brasil), que está com inscrições abertas até 31 de agosto. A inscrição é gratuita e pode ser feita no site do MPE (http://www.mbc.org.br/mpe/) ou nos pontos de atendimento do Sebrae.

O MPE Brasil é uma iniciativa do Sebrae em parceria com o Grupo Gerdau, Movimento Brasil Competitivo (MBC) e Fundação Nacional da qualidade (FNQ) e conta com o apoio da Prefeitura de Rio das Ostras, por meio da Secretaria de Turismo, Indústria e Comércio. No ano passado, 100 mil empresas participaram da competição.

O prêmio estimula o empresário a refletir sobre o nível de administração do seu negócio em temas como gestão, produção, administração de pessoal, atendimento ao cliente, envolvendo inclusive pequenas ações de responsabilidade social.

As empresas preenchem um questionário de autoavaliação que tem como base o modelo de Excelência da Gestão da Fundação Nacional da Qualidade. É importante ressaltar que este instrumento foi criado sob medida para as micro e pequena empresas, sendo de fácil adesão.

O prêmio será realizado em duas etapas: no âmbito estadual, o empresário preenche o questionário de autoavaliação que lhe dará direito a um relatório de feedback gratuito, apontando todos os pontos fracos e as oportunidades de melhorias na gestão do seu negócio. Os vencedores vão para a etapa Nacional, na qual as empresas com melhor desempenho em suas categorias passam por novo processo de avaliação que serão reconhecidas como as melhores em suas categorias, em uma cerimônia em Brasília.

Para Francisco Marins, Gerente de Educação do Sebrae/RJ, participar do Prêmio MPE Brasil é acertar em cheio no sucesso. “O empresário pode ter um diagnóstico do seu negócio, podendo tomar decisões estratégicas para aumentar sua competitividade para os próximos anos, já que o Rio de Janeiro vai receber um volume enorme de investimentos. Neste cenário, muitas oportunidades vão surgir e quem estiver preparado vai faturar muito. Essa é a hora de aproveitar”, avaliou.

Para Sérgio Azevedo, assessor de Desenvolvimento, Indústria e Comércio da Secretaria de Turismo, é fundamental a participação dos empresários. “Devemos nos preparar para acompanhar o crescimento do município, que ocorre à cada dia e uma oportunidade de apoio à qualidade de gestão das empresas deve ser aproveitada”, falou.

Maiores informações, pelo telefone 9967-4535 ou 2771-6430 (Assessoria de Desenvolvimento, Indústria e Comércio) ou pelo e-mail industria.comercio.riodasostras@gmail.com

Carlos Augusto debate com Governador estratégia para
manutenção dos royalties


“Estamos confiantes de que os municípios que produzem 85% do petróleo do Brasil não serão prejudicados com a redivisão dos royalties. Esses recursos são uma compensação financeira pelos impactos da exploração do petróleo. Não se pode esquecer disso”. Essa foi a fala do prefeito de Rio das Ostras, Carlos Augusto, após o encontro com o governador Sérgio Cabral na última segunda-feira, 1º de agosto, no Palácio Laranjeiras.
O prefeito esteve ao lado de outros representantes da Organização dos Municípios Produtores de Petróleo – Ompetro. Também estava presente o vice-governador, Luiz Fernando Pezão, e secretários estaduais. As autoridades das cidades produtoras de petróleo e do Estado estão unidas e mobilizadas para que o Congresso Nacional mantenha o veto do ex-presidente Lula à lei que propõe a redivisão dos royalties.

Na reunião, o governador se disse confiante na manutenção do veto da proposta atual, que prejudica os estados produtores – aqueles que sofrem diretamente as consequências sociais e ambientais das atividades petrolíferas. De acordo com Carlos Augusto, Cabral transmitiu bastante tranquilidade aos prefeitos presentes ao encontro, uma vez que acredita que a presidente Dilma Rousseff vai manter o mesmo entendimento de seu antecessor, de que os royalties são uma compensação justa e garantida pela Constituição Federal.

“Esses recursos são essenciais para que mantenhamos a qualidade dos serviços públicos de nossa cidade, mesmo diante do acelerado crescimento populacional que enfrentamos”, completou o prefeito, lembrando que em Rio das Ostras os royalties viabilizaram os investimentos em distribuição de água, coleta e tratamento de esgoto, pavimentação, além da evolução da rede de saúde pública e dos projetos sociais.

PRESENÇAS - Também participaram da reunião os secretários estaduais Julio Bueno, de Desenvolvimento Econômico, Christino Áureo, de Agricultura, Regis Fichtner, da Casa Civil, e Wilson Carlos, de Governo, além dos prefeitos de Quissamã, Macaé, Campos, São João da Barra, Cabo Frio e Búzios.